UFJF adquire licença de software especializado em gerenciamento de dados

(Foto: Stefânia Sangi)

UFJF adquiriu a licença do software SAS, um dos maiores do mundo em análises estatísticas e manipulação de dados (Foto: Stefânia Sangi)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adquiriu a licença do software SAS, um dos maiores do mundo em análises estatísticas e manipulação de dados. Segundo o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) Clécio da Silva Ferreira, o diferencial do software é a capacidade de trabalhar com grandes bases de dados. “Existem vários softwares que lidam com gerenciamento eletrônico de informações, mas o SAS é, hoje, o mais completo. Ele trabalha tanto com grandes bases de dados quanto com modelagens mais completas, que exigem uma robustez maior do programa.”

O modelo da licença obtida pela UFJF é o EAS (Education Analytic Suite), e pode ser usado única e exclusivamente para fins de Ensino e Pesquisa (E&P) ou Administrativos (para funcionários da Universidade). São dez mil licenças para instalação individual, disponíveis em três versões: Windows PC 32 bits, Windows PC 64 bits e Linux 32 bits. “O SAS tem o potencial de atender a todos os departamentos da Universidade, desde a Faculdade de Economia, que lida diretamente com estatística, até o almoxarifado, que pode controlar o seu estoque e a entrada e saída de mercadorias com o sistema do programa”, destaca Ferreira.

O software pode ser utilizado por professores, alunos e funcionários da UFJF, em computadores da universidade ou pessoais (desktops e notebooks). Também pode ser instalado em um computador portátil (laptop), em viagens internacionais, por até três meses em um período anual de licenciamento.

De acordo com o professor, uma das utilidades do software poderá ser vista na XXIII Feira de Ciências da UFJF, que acontecerá no dia 23 de outubro desse ano. “Nós vamos utilizar a geração automática de relatórios do SAS na feira. Nós alimentaremos uma base de dados com entrevistas e, a cada momento de atualização desta base, o software irá fazer a análise e gerar um relatório, automaticamente.”

Um dos departamentos que já adquiriram licenças do SAS é o de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Engenharia. Lá, o sistema ainda se encontra em fase de testes. “Instalamos o SAS há mais ou menos um mês, em alguns computadores da pós-graduação. Ainda estamos estudando suas utilidades, mas a ideia é que ele nos ajude na coleta de dados referentes à cidade, como a densidade de ambiente construído em determinadas áreas e a densidade demográfica de Juiz de Fora”, explica o professor José Gustavo Francis Abdalla.

Também há licenças instaladas nos laboratórios de pesquisa da Faculdade de Economia. Segundo o professor de Economia Brasileira, Gustavo Barros, a utilização do software ainda é novidade, mas o SAS pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das pesquisas na área.

(Foto: Stefânia Sangi)

Segundo o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) Clécio da Silva Ferreira, o diferencial do software é a capacidade de trabalhar com grandes bases de dados (Foto: Stefânia Sangi)

“O SAS é ideal para o tratamento de bases de dados de maior dimensão. A previsão é que usemos o sistema para a análise dos dados correntes das pesquisas da Faculdade, principalmente no laboratório. A disponibilidade de um software como esse é um fator muito importante para o desenvolvimento das pesquisas na Faculdade de Economia e nas demais instituições de ensino”, destaca Barros.

Interessados em adquirir uma licença do SAS devem preencher um formulário eletrônico na página do projeto e, em seguida, comparecer ao Departamento de Estatística do ICE para solicitar o empréstimo de uma cópia do software (são quatro mídias em DVD, que ocupam quase 12GB de espaço em HD).

Informações sobre condições de uso, requerimento de licenças, manuais, tutorial de instalação, entre outras, podem ser acessadas pelo site do projeto ou pelo e-mail (projeto.sas@ufjf.edu.br). O Departamento de Estatística da UFJF disponibiliza um bolsista, que atua no auxílio de distribuição das licenças e na instalação do software.

A concessão é valida por um ano (janeiro/2013 a janeiro/2014) e pode ser renovada, com o valor de R$ 30 mil a cada atualização.

Outras informações: (32) 2102-3306 (Secretaria do Departamento de Estatística)