Abertas inscrições para o II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

Faculdade de Letras (Foto: Gabi Müller)

Evento acontecerá na Faculdade de Letras (Foto: Gabi Müller)

“Letramentos múltiplos: desafios da formação de professores e do aluno da educação básica” é o tema deste ano do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, que pretende promover um espaço de discussões sobre o ensino de línguas na escola básica.

Organizado pelo Grupo Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (Fale), da Faculdade de Letras, e pelo Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho.

As inscrições terminam no dia 5 de abril, tanto para ouvintes quanto para envio e apresentação de trabalhos. A taxa para professores ou pesquisadores que quiserem participar somente do II Colóquio ou somente do minicurso é de R$ 50. Já o valor do investimento para participar do Colóquio e do minicurso é de R$ 80.

Estudantes que tiverem interesse em se inscrever somente no II Colóquio devem pagar R$ 35; aqueles que quiserem participar apenas do minicurso o investimento é de R$ 50; e para os alunos que quiserem fazer sua inscrição tanto no Colóquio, quanto no minicurso, o valor é de R$ 60.

Nesta ano, o II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino contará com mesas-redondas sobre temas relativos ao ensino de língua e também o minicurso “Multiletramentos e materiais didáticos interativos”, ministrado pela professora da Universidade de Campinas (Unicamp), Roxane Rojo. Além disso, haverá apresentação de trabalhos enviados por estudantes e pesquisadores, e relatos de experiências.

De acordo com a professora e membro da Comissão Organizadora do evento, Tânia Magalhães, o objetivo é envolver professores e pesquisadores da área de ensino de língua “para discutir temas relativos ao letramento e sua relação com a Educação”.

Inscrição de trabalhos

Os pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos no colóquio podem se inscrever de duas maneiras. A primeira delas é para participar do Simpósio de pesquisa. Nessa modalidade, o expositor divulga e coloca em discussão os resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas por ele, concluídas ou ainda em andamento, que se enquadrem em uma das seguintes áreas do conhecimento: ensino-aprendizagem de língua materna, alfabetização e letramentos, formação de professores de linguagem. Este simpósio acontecerá durante todo o dia 21 de junho e na parte da manhã do dia 22. Os interessados deverão enviar resumo de acordo com as normas de submissão de trabalho do II Colóquio, que já estão disponíveis no site do Grupo Fale.

A segunda modalidade para participação é o simpósio de relato de experiência. Este tem como objetivo compartilhar com os outros participantes e ouvintes as experiências pedagógicas bem sucedidas dos professores que trabalham com o ensino de línguas. O relato será realizado também nos dias 21 e 22 de junho e os interessados já podem enviar o resumo de suas experiências, de acordo com as orientações divulgadas também no site do Fale.

Confira aqui a programação completa do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

Clique aqui para se inscrever no II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

Outras informações: grupo.fale@ufjf.edu.br

Grupo Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (Fale)