Coordenadora do SAS Brasil ministra workshop no ICE

xx

Coordenadora de Education do SAS Brasil, Laura Cini (Foto: Gabriela Said)

O Departamento de Estatística da UFJF, dando continuidade a série de eventos programadas para 2013, Ano Internacional da Estatística (AIE), realizou nesta quarta, 6, no Instituto de Ciências Exatas, um Workshop sobre o software SAS (Statistical Analysis System) e iniciou um minicurso sobre o programa, ministrados pela Coordenadora de Education do SAS Brasil, Laura Cini.

Laura acredita que ao divulgar o uso do programa proporcionando aos participantes o domínio da ferramenta, está ajudando na preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho. “Vamos implantar o SAS no Brasil criando uma cultura. Vamos começar com uma fonte padrão para depois evoluir para os programas, orientando-os para a certificação”.

Ressalta que as empresas de hoje não costumam dar suporte técnico, mas que o SAS possibilita um autodidatismo, e que um minicurso para 50 pessoas é um início significativo. “Eu espero que os alunos não fiquem com medo de vir para o laboratório, sentar e fazer. Tem que começar aqui dentro da universidade, porque daqui há dois anos, quando este aluno chegar ao mercado de trabalho, isso será o mínimo que exigirão dele”, afirmou Laura.

O aluno Douglas Matos Braga, no sexto período de Estatística, está aprovando a iniciativa da coordenação do curso. “A palestra de hoje, por exemplo, foi extremamente proveitosa, pois nos situou sobre as condições do mercado de trabalho. Tudo isto também ajuda a divulgar nossa profissão, pois há gente de todas as áreas aqui e muitos não sabem de todos os serviços que podemos prestar.”

O evento também faz parte dos objetivos de promover um ensino de qualidade, fugindo do campo hipotético, trazendo a realidade para dentro do espaço acadêmico. O pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFJF, Alexandre Zanini, acredita que a utilização deste software é fundamental para o ensino de Estatística. “As vezes, algumas coisas chamam mais atenção, como a construção de uma biblioteca semelhante a do ICE, mas este investimento é também significativo para ampliar as possibilidade dos alunos da área.”

As atividades do Ano Internacional da Estatística permanecerão até dezembro. Como o dia da Estatística é comemorado em maio, durante todo o mês serão promovidos muitos eventos importantes, afirma o coordenador do curso, Clácio Ferreira. “Todos os meses do ano ofereceremos minicursos e palestras. Durante o mês de maio traremos cerca de três grandes nomes da estatística nacional, e pratas da casas, que são ex-alunos nossos que estão, hoje, muito bem sucedidos no mercado de trabalho”, completa Ferreira.