UFJF abre inscrições para Pism e Vestibular de habilidades específicas

aaa

Candidatos fazem prova do Pism em 2011; inscrições para módulos I , II e III começaram nesta sexta

O período de inscrições no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e Vestibular 2013 de Habilidades Específicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou nesta sexta-feira, 23, no site www.ufjf.br. O prazo termina às 15h de 15 de dezembro. São 1.570 vagas distribuídas em 57 cursos para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

O candidato deverá ler atentamente o roteiro de instruções e os editais, preencher o formulário que contém o Requerimento de Inscrição com seus dados completos e enviá-los. É preciso que o candidato informe seu CPF. Não é aceito o número de documento do responsável ou dos pais.

A taxa de inscrição para o Pism é de R$ 85; e a do Vestibular, R$ 40. O boleto bancário deverá ser impresso pelo próprio candidato e ser pago somente no Banco do Brasil até 17 de dezembro. O pagamento em outros bancos não será válido.

O candidato que obtiver isenção ou redução da taxa de inscrição deverá também se inscrever, seguindo o roteiro de instruções. Se conseguir isenção parcial, pagará taxa de R$ 42,50 (Pism) ou R$ 20 (só habilidades específicas). O boleto também deverá ser pago apenas no Banco do Brasil até 17 de dezembro.

A UFJF disponibilizará computadores para candidatos preencherem o formulário de inscrição, na Central de Atendimento, no campus, até 14 de dezembro. O setor atenderá essa demanda de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Caso o mesmo candidato se inscreva mais de uma vez no Vestibular ou no Pism, será considerada somente a inscrição paga por último. Se o aluno conseguiu isenção total da taxa, será válido o último formulário de inscrição. Algumas vezes o estudante escolhe um curso, envia o requerimento e se arrepende da opção. Para poder escolher outra graduação ou retificar um dado, nesse caso, terá que fazer nova inscrição. Se já havia pago a taxa pela primeira vez, terá que pagar novamente.

Os editais dos dos processos foram lançados na quinta, 22.

Cotas

O candidato do Pism III e do Vestibular deverá optar, no formulário de inscrição, por um dos cinco grupos do Sistema de Cotas.

O aluno que fez todo o ensino médio ou equivalente em escola pública e que pertence a uma família cuja renda per capita (de cada membro) é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (atualmente R$ 933) fará parte dos grupos A ou B. Nesse caso, se o próprio candidato afirmar que é preto, pardo ou indígena será do grupo A. Se não, fará parte do B.

O estudante que também cursou o ensino médio integralmente em colégio público, mas que possui renda superior ao limite estipulado para cada membro da família, integrará os grupos D ou E. Se o candidato afirmar que é preto (termo usado pelo IBGE), pardo ou indígena, irá compor o grupo D. Caso contrário, deverá escolher o E.

Quem não estudou todo o ensino secundário em escola pública ou não deseja participar do sistema de cotas deverá optar pelo grupo C, de não-cotistas. A escolha dos grupos sempre fica a cargo do candidato.

Atendimento especial

No formulário de inscrição, o candidato deverá informar se necessita de atendimento ou condições especiais para participar das provas. A solicitação será analisada pela Comissão Permanente de Seleção. Em caso afirmativo, o estudante deverá preencher e entregar, até 14 de dezembro, o formulário de requerimento, disponível no endereço www.ufjf.br, com os comprovantes oficiais que comprovem à necessidade da solicitação, conforme explicado no Edital. A UFJF possui experiência no acolhimento de pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva, mães que precisam amamentar durante o exame, entre outras situações, para minimizar dificuldades que possam ter para fazer as provas.

O comprovante definitivo de inscrição do Pism será disponibilizado na página www.ufjf.br a partir das 11h de 15 de janeiro de 2013. Nele constará o nome, documento de identidade, opção de curso e grupo (para candidatos no Módulo III do Pism), data e local das provas. Sem o comprovante o candidato não poderá fazer as provas.

Data das provas

Os exames do módulo I do Pism serão aplicados em Juiz de Fora (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). Os módulos II e III serão apenas em Juiz de Fora.

As provas dos três módulos serão aplicadas de 20 a 22 de janeiro. Os exames de habilidades específicas para inscritos do Pism e do Vestibular serão de 16 a 18 de dezembro. Candidatos de Arquitetura e Urbanismo farão prova no dia 16. E os de Música deverão fazer dois exames, de Teoria e Percepção, no dia 16, e de Prática Musical, nos dias 17 e 18. As provas de habilidades específicas serão realizadas na cidade de Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 2102-3978 / 3911 – Central de Atendimento

www.ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais
Facebook | Twitter | Youtube | Instagram (#UFJF)