UFJF define novo calendário acadêmico

A UFJF divulgou seu novo calendário acadêmico com objetivo de repor os dias letivos perdidos durante a greve dos professores. As novas datas foram definidas pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) nesta quinta-feira, dia 13, a partir da suspensão do movimento e volta às aulas desde a quarta-feira, 12.

Veja aqui a versão atualizada do documento. O site da Central de Atendimento também traz informações sobre as novas datas de confirmação de matrícula, trancamento e destrancamento de curso e disciplinas, revalidação de diploma, aproveitamento de créditos, revalidação de diploma, inscrição e disciplina isolada, entre outras.

Trancamento de matrícula

Os pedidos de trancamento de disciplina e de cursos já podem ser feitos pelos interessados junto à Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria. O prazo vai até o dia 28 de setembro. A Central começará o procedimento a partir desta sexta-feira, dia 14, das 8h às 18h, e na próxima semana, o funcionamento será das 8h às 20h , de segunda a sexta, e das 9h às 12h, aos sábados.

Semestres letivos de 2012 e 2013

O fim do primeiro período letivo de 2012 acontece dia 29 de outubro. Do dia 30 de outubro a 18 de novembro, os estudantes terão recesso. As aulas do segundo período letivo de 2012 começam no dia 19 de novembro. Entre um semestre e outro, no início de novembro, ocorre a matrícula dos acadêmicos. Os calouros já passaram pelo procedimento e iniciam as aulas com os demais no dia 19 de novembro.

As aulas do segundo período letivo prosseguem até o dia 21 de dezembro. A partir dessa data, a Universidade entra em recesso. Os estudantes retornam em 7 de janeiro, continuando o segundo período letivo de 2012 até o dia 6 de abril de 2013.

Entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2013 haverá recesso para os estudantes. No dia 6 de maio, começam as aulas do primeiro semestre de 2013. O calendário apresentado pelo Congrad vai até este mês. Datas futuras ainda serão apresentadas.

Colação de grau

A colação de grau unificada dos cursos com formandos no meio do ano acontece entre os dias 12 a 14 de novembro. Para os que terminam as aulas de 2012 apenas em 2013, a colação será de 16 a 20 de abril daquele ano.

Pism

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) acontecerá de 20 a 22 de janeiro de 2013. O lançamento do edital e a abertura do período de inscrição serão definidos e comunicados oportunamente pela comissão de seleção da UFJF.

Revalidação de diplomas estrangeiros

De 27 a 29 de novembro na Central de Atendimento.

Transferência

De 30 e 31 de janeiro de 2013 acontece o período para pedidos de transferência, mudança de curso, complementação de estudos, obtenção de nova modalidade/habilitação, reinscrição e inscrição em segundo curso, tendo cursado 50% da carga horária do curso pretendido e ingresso para graduados. O procedimento também é feito na Central de Atendimento.

Professores que não aderiram à greve

O Congrad orienta aos professores que não aderiram à greve, ou seja, que concluíram suas disciplinas, a reporem as aulas, conforme o novo calendário proposto, para aqueles alunos que não mais compareceram desde o dia 21 de maio, início do movimento. O atendimento a esta orientação fica a critério dos próprios professores.


Acompanhe a UFJF nas mídias sociais:
www.facebook.com/souUFJF |   www.twitter.com/ufjfnoticias |   www.youtube.com/TVUFJF

Notícia atualizada em 4/10/2012, às 16h40. As datas de Colação de Grau foram redefinidas em nova reunião do Congrad. As cerimônias serão de 12 a 14 de novembro, e não mais de 7 a 10 desse mês.

Compartilhe: