UFJF sediará Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia em 2014

Faculdade de Engenharia (Foto: Tiago Gandra)

A Faculdade de Engenharia da instituição foi eleita como sede da edição 2014 do Cobenge (Foto: Tiago Gandra)

Professores da UFJF voltaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizado entre os dias 3 e 6 em Belém, com mais do que trabalhos publicados. A Faculdade de Engenharia da instituição foi eleita como sede da edição 2014 do congresso.

O Cobenge é o maior encontro de especialistas da área e reúne cerca de 700 pessoas por ano. Participam do evento autoridades do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de palestrantes de renome. Entre as questões discutidas, avaliação dos cursos, novas propostas metodológicas de ensino e sistemas de regulamentação da profissão.

Segundo o professor Vanderli Fava, um dos membros da comissão organizadora na UFJF, a faculdade vem trabalhando há três anos para conseguir trazer o Cobenge para Juiz de Fora. O diretor da unidade, professor Hélio Antônio da Silva, teve importante papel na defesa da candidatura durante o evento, apresentando em sua fala fatores que pesaram na decisão dos associados, entre eles, a comemoração do centenário da Faculdade em 2014. O diretor, que esteve acompanhado dos professores Luiz Henrique, Danilo Pereira Pinto e Francisco José Gomes, além dos acadêmicos Fernando e Dayana, também ressaltou o apoio integral da Fapemig através de seu presidente, Dr. Mário Neto Borges.

Equipe liderada pelo diretor Hélio da Silva fez um grande trabalho de bastidores, tendo conquistado o apoio do Dr. Mário Neto da Fapemig

Outro ponto a favor da proposta é a produção reconhecida do Observatório de Educação em Engenharia, inaugurado em 2011 e já com expressividade em todo país. “O observatório é uma referência em dados sobre engenharia e em estudos sobre a formação e o exercício da profissão”, argumenta Vanderli. Ainda de acordo com o professor, a ampliação do número de voos diários em Juiz de Fora e a própria infraestrutura da cidade e da universidade oferecem condições ideais para o evento.

O planejamento para o congresso se inicia ainda este ano. Na edição 2013, a ser realizada em Gramado (RS), os organizadores anunciarão o tema do próximo ano e, em janeiro de 2014, será divulgado o cronograma com período de submissão de trabalhos e de inscrições.

Veja abaixo o vídeo produzido pela equipe da Secom para lançar a candidatura da UFJF ao Cobenge 2014.


YouTube Direkt

Outras informações: www.abenge.org.br

Compartilhe: