Cead oferece curso de capacitação em educação a distância

aaa

Curso é destinado para docentes da instituição atuantes nos cursos a distância ou para quem tenha interesse no tema

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá o curso Capacitação de Professores em Educação a Distância destinados aos docentes da instituição atuantes nos cursos a distância ou que têm interesse no tema. O curso será realizado entre 21 de maio e 28 de junho. São oferecidas 150 vagas e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas até o próximo dia 16.

A capacitação será dividida em duas etapas: uma presencial, cujas atividades estão programadas para os dias 28 de maio e 4 de junho, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, no campus; e outra a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a Plataforma Moodle, entre 21 de maio e 28 de junho. As atividades serão conduzidas por professores e integrantes do Cead.

Segundo o coordenador acadêmico do Cead/UFJF, professor Mauricio Aguilar Molina, a capacitação visa qualificar professores da UFJF para o caso de ampliação na oferta de cursos da modalidade a distância e a atualização de conhecimentos dos docentes que já atuam no ensino a distância. O curso atenderá, também, docentes interessados no tema e na utilização de suas ferramentas.

Promovendo a reflexão

Outro aspecto importante da capacitação é a discussão sobre os avanços pedagógicos na modalidade a distância e a apresentação de novas tecnologias. “A educação a distância (EAD) e suas ferramentas são temas dinâmicos, que evoluem continuamente. Assim, a capacitação regular do corpo docente da UFJF torna-se necessária para a formação crítica desses professores, que poderão promover a inovação, por meio das discussões sobre a docência em EAD e o conhecimento de novas ferramentas tecnológicas”, explica Molina.

O coordenador ressalta, ainda, que entre os temas abordados no curso está a produção de material didático diversificado para os alunos da modalidade a distância. “Essa é uma questão importante, que precisa ser discutida tanto com os novos professores, quanto com aqueles que já atuam em cursos EAD da UFJF.” Outros pontos discutidos serão o processo de avaliação em EAD e os estudos de caso.

O calendário de atividades será o mesmo apresentado na capacitação realizada em outubro de 2011 e, por isso, as inscrições não contemplarão os docentes participantes da mesma. “Queremos que professores que não participaram da nossa última capacitação tenham a oportunidade de discutir esses assuntos, que foram tão bem aceitos pelos docentes em 2011”, ressalta a técnica em assuntos educacionais da Equipe de Capacitação do Cead/UFJF, Josiane Santos.

Clique aqui para efetuar sua inscrição no curso Capacitação de Professores em Educação a Distância

Acesse aqui a programação presencial completa do curso

Outras informações: (32) 2102-3488/ 3489, Ramais 210 e 211