Estudantes da UFJF têm acesso ao acervo virtual de grande editora da área de saúde

Os profissionais da área de saúde atuam um campo no qual deter conhecimentos mais atuais é imprescindível. Estar a par das últimas pesquisas e técnicas longe de ser responsabilidade apenas do profissional em atuação impõe-se, sobretudo, aos estudantes que estão no período de preparação para exercer profissões como medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e fisioterapia. Para dar subsídios aos graduandos, pós-graduandos e professores a UFJF adquiriu os direitos de uso da biblioteca virtual Atheneu – Livros Eletrônicos, com amplo conteúdo voltado para a área de saúde.

O aluno do 11º período de Medicina, Henrique Salles Barbosa, acredita que sem o auxílio de uma base de dados o estudo das disciplinas médicas fica sempre carente. “As bibliotecas virtuais são bastante utilizadas por todos os alunos da medicina, porque os livros não acompanham as mudanças na prática médica. Por isso, sempre pesquisamos nessas bases de dados novidades que auxiliem na atualização”.

Por outro lado, o acesso aos livros costuma ser caro, dificultando o trabalho de atualização para a maioria dos alunos. Essa é a opinião da estudante do 5º período de Enfermagem, Sabrina Ferreira de Castro, que vê nas bibliotecas virtuais um benefício “principalmente para os alunos que não tem renda para adquirir alguns livros. É um diferencial, porque incentiva os alunos a buscar conhecimentos que estão além, o que, consequentemente, vai melhorar a sua formação”.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Karina Lopes Devito, encara a aquisição da plataforma Atheneu como um avanço tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Segundo ela “é uma tendência atual ter esse material on-line, em plataformas dinâmicas que suprem as necessidades de atualização dos alunos”.

Todo o conteúdo das bases de dados contratadas pode ser acessado por meio de qualquer computador ligado à rede da UFJF: infocentros, laboratórios de informática ou qualquer outro computador ligado a este servidor. Em breve, o sistema de wi-fi, que está em fase de implementação no campus, também permitirá o acesso por meio de dispositivos eletrônicos pessoais como laptops, Ipads e celulares.

Veja abaixo informações sobre a biblioteca virtual direcionada para a área de saúde adquirida pela UFJF:

Atheneu – Livros Eletrônicos

É a maior editora de autores brasileiros especializada em todas as áreas de saúde. Reúne um acervo com mais de 350 títulos em formato eletrônico de autores renomados nas áreas de biomedicina, educação física, enfermagem, medicina, nutrição, psicologia, entre outras. A plataforma permite livremente o download e a impressão dos materiais.

Confira o tutorial aqui.