Governador Valadares: tire suas dúvidas sobre o vestibular

O portal da UFJF preparou uma lista de perguntas mais frequentes sobre o vestibular do campus da UFJF em Governador Valadares, em que são oferecidas 375 vagas para nove cursos. Veja abaixo:

Onde e como fazer inscrição?

As inscrições podem ser feitas até 15h do dia 30 de abril, na página do Vestibular. Ao se inscrever, o candidato deve preencher o formulário informando: curso, grupo do sistema de cotas pelo qual concorrerá e documentos solicitados. É indispensável para inscrição informar o CPF. Após o preenchimento, é preciso imprimir o boleto da taxa de inscrição de R$110 e efetuar o pagamento, em qualquer agência bancária ou terminal eletrônico, até o dia 30.

Posso usar o CPF do meu pai, da minha mãe ou outro responsável?

Não. Somente o próprio CPF do candidato.

Perdi meu CPF ou outro documento de identidade. O que fazer?

É preciso registrar a perda em um boletim de ocorrência policial e obter nova via. Caso o documento não fique pronto a tempo para a participação na prova, é preciso apresentar o boletim na sala onde for fazer o exame.

Como obter o comprovante de inscrição?

O comprovante de inscrição estará disponível para impressão, a partir das 11h do dia 24 de maio, no site do Vestibular. Nele constará nome do candidato, número de identidade, opção de curso, grupo e local de prova. O candidato deve apresentá-lo com o documento de identificação nos dias do concurso. A UFJF não enviará o documento pelos Correios.

Concluirei o ensino médio em dezembro. Posso me inscrever mesmo assim?

Para validar a aprovação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

As notas do Enem 2011 ou de anos anteriores e do Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto) valem para este Vestibular?

Não. Somente a pontuação obtida nas provas do vestibular de junho. A nota do Enem será utilizada apenas para ingresso, em 2013, em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Quantas vagas estão disponíveis?

Ao todo, são oferecidas 375 vagas. Administração, Ciências Econômicas, Direito e Medicina oferecem 50 cadeiras cada um; Farmácia, Nutrição e Odonto, 40; Fisioterapia, 30; e Ciências Contábeis, 25.

Há reserva para o sistema de cotas?

Todas as vagas estão distribuídas pelo sistema de cotas nas seguinte categorias: autodeclarados negros, oriundos da rede pública de ensino (grupo A); candidatos oriundos da do ensino público (grupo B); não-optantes pelo sistema de cotas (grupo C).

Quem pode participar dos grupos A e B?

Para optar pelos grupos A e B, o candidato deve ter cursado, pelo menos, quatro anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na rede pública, não contando anos de repetência .

Quantas vagas são destinadas a cada grupo?

Metade das vagas de cada curso vai para os não-optantes (grupo C). Da outra metade, 75% são reservadas para o grupo B e 25% para o grupo A. Desse modo, o curso que oferece 50 cadeiras dividirá seis assentos para o grupo A, 19 para o B e 25 para C.

Os de 40 vagas distribuem cinco para o grupo A, 15 para o B e 20 para o C. As 30 vagas da Fisioterapia obedecem a proporção com quatro lugares para autodeclarados, 11 para oriundos da rede pública e 15 para não-optantes. Já Ciências Contábeis reserva 3 vagas grupo A, 9 para o B e 13 para o C.

Onde e quando serão aplicadas as provas?

As provas do vestibular serão aplicadas apenas em Governado Valadares, nos dias 2 e 3 de junho, divididas em duas fases. O local exato será divulgado no comprovante de inscrição.

Haverá quantas etapas?

Serão duas fases. A primeira é objetiva, valendo cem pontos, com dez questões de português, dez de matemática e cinco dos demais conteúdos (biologia, física, literaturas, geografia, história e química). O exame tem quatro horas de duração e começa às 15h. O candidato só poderá sair de sala uma hora e meia depois do início.

Na segunda fase, os cursos são divididos em áreas: Humanas, Saúde, Economia e Administração. A etapa é composta por quatro provas abertas, de conteúdos específicos de cada área . Ao todo, serão 20 questões, valendo até cinco pontos cada uma. As provas serão aplicadas em dois turnos, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Como na primeira fase, os alunos só podem sair de sala depois de 1h 30 de prova.

Qual área de cada curso, e quais provas de cada área?

As provas abertas estão dividas em três áreas: Economia e Administração, Humanas e Saúde. O primeiro grupo abrange os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. O candidato deste grupo realizará as provas de Língua Portuguesa e Matemática, na parte manhã, Geografia e História, a tarde.

Direito é o único curso da área de Humanas, suas provas são de Língua Portuguesa e Literatura, no primeiro turno, e Geografia e História, no segundo.

A área de Saúde contém os demais cursos: Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. As provas aplicadas serão de Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química, sendo as duas primeiras de manhã e as outras aplicadas na etapa complementar.

As notas da primeira fase também contam no somatório final?

As notas da primeira fase não contam para a classificação final. A primeira fase é idêntica para todos os candidatos e possui caráter eliminatório. Somente três candidatos por vaga passam para a segunda. Em caso de empate, os candidatos em igual posição serão também selecionados para a fase seguinte.

Posso utilizar qualquer material para realização da prova? O que posso levar para sala?

As provas devem ser feitas a caneta, azul ou preta, de corpo transparente. Aparelhos eletrônicos, de qualquer espécie, estão proibidos. Ao desobedecer essas regras, o candidato flagrado será desclassificado.

Onde serão dadas as aulas do novo campus?

Até que a cidade universitária fique pronta, as aulas acontecerão em um prédio, com a infraestrutura necessária, localizado na Avenida Doutor Raimundo Monteiro de Rezende, 330, Centro. A previsão é que as obras da nova sede da UFJF iniciem nos próximos meses e terminem em um ano e meio.

Se aprovado, terei alguma assistência da UFJF para me manter no curso?

Atualmente a UFJF disponibiliza, no campus de Juiz de Fora, diversos tipos de programas que contribuem para a permanência do estudante na graduação e que serão estendidos à unidade de Governador Valadares. Um deles é o programa de Apoio Estudantil, que possui quatro modalidades. A categoria Alimentação dá direito a  refeições gratuitas (almoço e jantar no Restaurante Universitário). Na modalidade Transporte, o usuário receberá vales-transporte mensalmente para deslocamento de sua residência ao campus universitário durante os períodos letivos. A quantidade de vales será estipulada de acordo com seu trajeto e comprovante de matrícula. Na modalidade Moradia, o aluno recebe recurso financeiro mensal. Essa bolsa é destinada ao acadêmico oriundo de outra localidade. Outra modalidade é a de manutenção, na qual o estudante terá acesso às refeições gratuitas no Restaurante Universitário, transporte ida e volta centro-campus durante período letivo e recebimento mensal de bolsa financeira. Nesse caso, o usuário deverá ter obrigatoriamente 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais, disponíveis para desenvolver atividades em unidades da UFJF que deverão estar ligadas, preferencialmente, a projetos de sua área de atuação acadêmica. A seleção do estudante é feita conforme critérios socioeconômicos. Não há limite de vagas.  O estudante ainda pode participar de programas de treinamento profissional, cujo valor da bolsa atual é de R$ 310, de iniciação científica, de extensão e estágios.

https://www.youtube.com/watch?v=QMHBGPA9RCk

 

Leia mais:

Governador Valadares: Conheça a distribuição das vagas pelo sistema de cotas

Governador Valadares: conheça os cursos da área de Sociais Aplicadas oferecidos no Vestibular

Governardor Valadares: Conheça os cursos de saúde que serão oferecidos no novo campus

Inscrições para Vestibular de Governador Valadares devem ser feitas até dia 30

UFJF lança edital do Vestibular de Inverno de Governador Valadares

Esperança e ansiedade se sobressaem no lançamento de campus em Governador Valadares

Outras informações:

(32) 2102-3978/3979/3989 – Central de Atendimento da UFJF

(32) 2102-3755/3738 – Comissão Permanente de Seleção (Copese)

 

Por Thauan Monteiro, estudante de Comunicação Social, supervisionado pela Secretaria de Comunicação da UFJF.

Curta a UFJF em redes sociais na internet:

www.facebook.com/souUFJF

@ufjfnoticias

www.youtube.com/TVUFJF

www.facebook.com/ufjf.antenado

 

Compartilhe: