Sisu: tire suas dúvidas antes do fim das inscrições

Matrícula para aprovados no Sisu será feita nos dias 19 e 20 de janeiro (Foto: Arquivo)

Embora faltem poucas horas para o término das inscrições no Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu) – a data limite vai até as 23h59 desta quinta-feira, dia 12 – alguns candidatos ainda estão com dúvidas sobre distribuição de vagas, procedimentos para matrícula, funcionamento dos cursos, entre outras. Por essa razão, a Secretaria de Comunicação (Secom) elaborou uma lista com esclarecimentos sobre os principais temas.

Quais cursos, habilitações e quantas vagas estão disponíveis no Sisu?

A UFJF oferece 701 vagas nos seguintes cursos: Bacharelado em Ciências Exatas (283 vagas), Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (176) e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Diurno (88) e Noturno (154).

Estes cursos são divididos em dois ciclos. Ao final do primeiro ciclo, cada estudante se formará em bacharel de sua respectiva área, no entanto poderá, se assim desejar, ingressar no segundo ciclo, optando pelas habilitações oferecidas em cada área.

O de Ciências Exatas oferece as seguinte habilitações: Ciência da Computação, Estatística, Engenharia Computacional, Elétrica e Mecânica (na modalidade bacharelado). E, ainda, licenciaturas em Física, Química e Matemática.

O curso de Artes e Design dá acesso aos seguintes bacharelados de segundo ciclo: Moda, Design, Artes do Espetáculo Cinema e Artes Visuais, este último disponível também em licenciatura.

O Bacharelado em Ciências Humanas possibilita segunda formação em Ciências Sociais, Ciências da Religião, Filosofia e Turismo.

É possível concorrer a uma vaga pelo Sisu e Pism III ao mesmo tempo?

Sim. Os candidatos do Pism III que fizeram o Enem podem concorrer à vaga nos bacharelados também pelo Sisu. A primeira chamada do Sisu sai antes do resultado do Pism, ficando a critério do candidato se matricular, caso aprovado, ou esperar pelo resultado do processo seriado.

Quem perde a matrícula da primeira opção de curso, continua concorrendo na segunda opção?

Não. Os candidatos que perderem a matrícula de primeira opção estão automaticamente eliminados do Sistema. No entanto, os candidatos que efetuaram, ou não, a matrícula de segunda opção, continuam concorrendo a vaga na primeira.

Se em uma chamada posterior o candidato for selecionado como excedente para a sua primeira opção, ele pode se matricular normalmente mesmo já tendo feito matrícula no curso de sua segunda opção.

Se cada opção de curso foi feita em uma instituição diferente, quando o candidato fizer a sua matrícula de excedente na primeira opção, o Sisu efetuará automaticamente o cruzamento dos dados, realizando o cancelamento da matrícula anterior.

Se o candidato escolheu como primeira e segunda opção cursos da UFJF e efetuou a matrícula na segunda opção, caso seja selecionado para a primeira, em chamada subsequente, basta preencher os novos formulários confirmando a nova matrícula.

É possível mudar de curso depois da matrícula?

O processo de transferência de curso dentro da UFJF é possível, mas está condicionado a pré-requisitos. Em primeiro lugar é necessário que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Cursos de muita concorrência, como Medicina, por exemplo, dificilmente oferecem esse tipo de disponibilidade. E, ainda que haja vagas para transferência, pelo menos 20% do curso de origem precisa ser concluído pelo acadêmico para requisitar mudança interna.

Das vagas ociosas da UFJF, metade é voltada para excedentes do último Vestibular/Pism e a outra metade para diferentes situações. Essas últimas são preenchidas prioritariamente por casos de reinscrição no curso (retorno de alunos com matrícula trancada, por exemplo) e depois direcionadas para mudança interna de curso. Se a demanda for maior do que as vagas ofertadas, a coordenação do curso organiza uma prova de seleção para os postulantes.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Se o candidato não for chamado em nenhuma de suas opções nas duas chamadas, deve entrar no site do Sisu, acessar o gerenciamento de conta, e confirmar seu interesse de entrar na lista de espera. A relação com as vagas ociosas será divulgada a partir no dia 4 de fevereiro, sendo que o participante só poderá se candidatar ao curso escolhido por ele como primeira opção.

Quando é feita a matrícula?

Todas as matrículas serão efetuadas no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no campus.

A divulgação da primeira chamada sai em 15 de janeiro, e as matrículas ocorrem em dias e horários distintos. O dia 19, das 8h30 às 12h, está reservado para os aprovados do Bacharelado em Artes e Design, e o horário de 13h30 às 16h30, aos do Bacharelado em Ciências Humanas. No dia 20, na parte da manhã, acontece a matrícula dos alunos de Ciências Exatas.

A segunda chamada será divulgada dia 26 e a matrícula acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, na mesma ordem e horário da primeira chamada.

A matrícula para os candidatos da lista de espera acontece no dia 7 de fevereiro. Para os candidatos do Bacharelado em Artes e Design e Ciências Humanas (noturno) as matrículas ocorrerão entre as 8h30 e 12h. As matrículas para Ciências Exatas e Bacharelado em Ciências Humanas (diurno) devem ser efetuadas entre as 13h30 e15h30.

Os candidatos que não puderem comparecer, poderão efetuar o procedimento através de representante portando procuração simples juntamente com os documentos necessários. Veja aqui todos os documentos necessários.

Outras informações:

0800-616161 – Atendimento ao Sisu

Ponto de corte para cursos da UFJF no Sisu está menor do que em 2011

Sisu: UFJF alerta para lista de documentos exigida na matrícula

Inscrições para os três cursos da UFJF oferecidos pelo Sisu iniciam dia 7