UFJF está com inscrições abertas para Vestibular e Pism


Vestibular de Inverno UFJF - (Foto: Divulgação)

Para Vestibular e Pism 2012 são oferecidas 2.514 vagas - (Foto: Divulgação)

 

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2012 e Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os candidatos devem se inscrever pelo site www.ufjf.br  até às 15h do dia 19 de outubro, de 2011.

Segundo o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, o candidato deve entrar no site, ler com atenção o edital e realizar a inscrição. “É importante destacar que a efetivação só ocorre mediante o pagamento do boleto até o dia 19 de outubro, quando termina o período de inscrição. No caso de isentos em 50% ou 100% da taxa, a confirmação será feita pelo acesso ao site.” Para realizar a inscrição, o aluno deve estar obrigatoriamente cadastrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que esta prova vale como a primeira etapa do processo. Por isso, ao preencher o formulário o aluno deve inserir o seu número de inscrição do exame, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. A segunda etapa serão provas discursivas, que vão de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido e acontecem nos dias 19 e 20 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 110. Para o Pism, ao qual são destinadas 30% das vagas de ingresso, as provas acontecerão também em dezembro. As provas objetivas do módulos I e II serão no dia 11 e as do módulo III no dia 18. Já as discursivas dos módulos I e II ocorrem nos dias 12 e 13 e do módulo III, dia 19 e 20. A taxa de inscrição é de R$ 85. José Maria ressalta que o aluno deve examinar com cuidado a área que vai cursar, buscando informações nos sites de cada curso oferecido pela UFJF. “O candidato deve verificar o seu perfil para não se arrepender depois. No ato da inscrição, deve examinar com cuidado cada item pedido para que o cadastro seja realizado com sucesso”.

Para os bacharelados interdisciplinares dos cursos de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Artes e Design, o processo seletivo não é mais por vestibular, e sim pelo Pism e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Serão, no total, disponibilizadas 2.514 vagas, sendo 774 para o Pism e 1.740 para o Vestibular. Além dessas, estarão abertas, por meio do Pism, 70 vagas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 122 para o de Ciências Exatas e 104 para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, que, nesse caso, serão divididas: 52 para o curso no período diurno e as outras 52 para o período noturno. Vale lembrar que 50% das vagas estarão reservadas, em cada um dos cursos, para o sistema de cotas destinado aos egressos de escolas públicas, sendo 25% dessas, para os candidatos autodeclarados negros. Além das já citadas, ainda serão ofertadas outras vagas pelo SiSu, que disponibilizará um edital próprio.

Os candidatos portadores de deficiência física devem marcar no local correspondente da inscrição, que necessitam de atendimento especial, especificando o tipo de deficiência e as informações necessárias pedidas no site, como entrega de laudo médico na Central de Atendimento.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Bacharelado em Música requerem dos candidatos, além da aprovação nas avaliações comuns a todos, a realização de uma prova de habilidade específica. A prova correspondente ao curso de Arquitetura e Urbanismo está marcada para 6 de novembro, das 8h às 12h, e as de Bacharelado em Música, acontecerão nos dias 7 e 8, do mesmo mês. O dia, o horário e o local das provas de Prática Musical, de cada grupo de candidatos, serão divulgados a partir das 11h, do dia 4 de novembro de 2011, no site.

A relação candidato por vaga está prevista para ser divulgada no dia 17 de novembro, juntamente com o resultado da prova de habilidade específica. A relação de aprovados na primeira etapa deverá ser divulgada no dia 9 de dezembro, a partir das 17h. Já o resultado final será disponibilizado no dia 6 de fevereiro de 2012. Todas essas informações poderão ser encontradas no site do Vestibular da UFJF.

O comprovante definitivo de inscrição, documento necessário para realização das provas, deve ser retirado pelo candidato no site no dia 5 de dezembro.

Para conferir o edital, clique aqui

Outras informações: (32) 2102-3738 / (32) 2102-3755

(32) 2102-3996 (Copese)

www.ufjf.br

Bruna Pfeiffer e Edward Júnior – estudantes de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Secretaria de Comunicação

Compartilhe: