UFJF cria Memorial da República em homenagem a Itamar Franco

aaa

Projeto do memorial que será construído ao lado do Mamm

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), oficializa a criação do Memorial da República – Presidente Itamar Franco em solenidade que acontece na próxima sexta-feira, dia 29, às 10h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

O reitor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho e as filhas de Itamar Franco, Georgiana e Fabiana Franco, assinam o termo oficial de criação do Memorial dedicado ao ex-presidente, falecido em 2 de julho de 2011.

O encontro é ainda uma oportunidade para que suas filhas confirmem a doação e a incorporação do Instituto Itamar Franco à UFJF. Criado em 2005 pelo próprio ex-presidente, o instituto guarda um patrimônio documental que possibilita restaurar um recorte da trajetória política de Juiz de Fora. O acervo foi doado à Universidade em 2008, quando a instituição passou a geri-lo, acondicionando todo o material em espaço físico específico e disponibilizando o estudo museológico necessário à sua integração ao público.

A partir do próximo dia 29, o Instituto dá origem ao Memorial da República, que ganhará um edifício próprio, ao lado do Mamm. A cerimônia de assinatura do termo contará com a apresentação do projeto arquitetônico do prédio, planejado em dois blocos distintos. Com mais de 815 metros quadrados, o projeto idealizado pelo escritório Mascarenhas Arquitetos privilegia a arquitetura dos anos 60 e conta com espaço para exposições, bibliotecas, hemeroteca e salas de pesquisa.

A iniciativa da UFJF, maior fomentadora do ensino, da pesquisa e da cultura na região, busca disponibilizar este importante acervo à sociedade, concretizando o ideal do Memorial da República.

Itamar Franco (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF arquivo)

Itamar Franco formou em 1954, na escola que constituiria o núcleo de formação da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF arquivo)

Formado em Engenharia Civil, em 1954, na escola que constituiria o núcleo de formação da UFJF, Itamar Franco vincula-se à história da criação dessa instituição de ensino superior e, em sua carreira política, abraçou, entre outras, importantes causas para a contribuição da missão da UFJF. Dentre elas, destacam-se a aquisição, em 1994, do Cine-Theatro Central e a instalação do Centro de Estudos Murilo Mendes, hoje Museu de Arte Murilo Mendes – espaço que reúne a biblioteca e o acervo de artes plásticas do poeta mineiro.

Trajetória política e diplomática

1967 a 1970 – Prefeito de Juiz de Fora, Minas Gerais

1973 a 1974 – Prefeito de Juiz de Fora, Minas Gerais

1975 a 1982 – Senador da República Federativa do Brasil