Resolução modifica formação acadêmica de bacharel em Ciências Biológicas

Bachareis irão graduar-se em meio ambiente, saúde e biotecnologia

Uma reestruturação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está por vir. Por determinação do Conselho Federal de Biologia (CFBio), os bacharéis em Biologia deverão graduar-se em três áreas distintas: meio ambiente, saúde e biotecnologia. Atualmente, a formação abrange licenciatura ou bacharel, não havendo, para esta última, uma especificação, que só era atingida na pós-graduação.

Tal resolução do CFBio acarretará adequações que incluem novas disciplinas, maior carga horária e estágios mais específicos. Por esta razão, o Grupo de Educação Tutorial (GET) da Biologia realizará debates com toda a comunidade acadêmica a respeito do novo perfil do biólogo. O primeiro ocorreu na quarta-feira, dia 25, no Anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas.

O coordenador do curso, Marcelo Santos, ressalta a participação dos estudantes, pois muitos deles serão atingidos pelos novos requisitos, que deverão ser implementados até 2013. “Aqueles que entraram no segundo semestre de 2010 terão que se ajustar ao novo currículo que abrange as áreas específicas. É fundamental que os alunos entendam o que poderá ou não ser realizado, e o que será obrigatório.”

Núcleo estruturante

Com o intuito de orientar e propor os ajustes acadêmicos, foi criado o Núcleo Docente Estruturante, formado por seis professores eleitos, por quatro anos, pelo Colegiado do curso de Ciências Biológicas. “O Núcleo vai tratar da formação dos discentes, ajudando-os na inclusão para a área de atuação pretendida. Ele vai orientar, principalmente, em relação aos estágios que deverão ser realizados em empresas, e não apenas na parte de pesquisa”, ressalta Santos.

Coordenador do GET, o professor Raul Garcia acha positivas as mudanças nas exigências para os novos profissionais em Ciências Biológicas. “As novas áreas aumentam as perspectivas, criando um trabalho além da licenciatura e da pesquisa. O atual aluno é parte diretamente interessada para identificamor o que ele quer, o que pretende alcançar.”

Outras informações: (32) 2102-3200 (Ciências Biológicas)

www.ufjf.br/biologia