Simpósio nacional sobre religiões está com inscrição aberta

O XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) será sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que será realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho, terá como tema central “Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos”, e é organizado pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (Ppcir) em parceria com a ABHR.

A proposta do simpósio é contribuir para o desenvolvimento das investigações sobre a religião, por meio da apresentação e da discussão acerca de estudos e pesquisas desenvolvidos nos diversos campos do saber e que envolvam a investigação do sagrado e suas diferentes interpretações.

Para o coordenador do Papcir, professor Arnaldo Erico Huff, o fenômeno religioso é muito marcante no Brasil e no mundo atual de modo geral. “As religiões e a fé religiosa impulsionam as pessoas em direção à vida. Elas fazem coisas, ou deixam de fazer, por questões religiosas.” Ele ressalta a onda de violência no cenário internacional envolvendo questões de intolerância que tem recorrentemente provocado mortes. “Talvez mais do que nunca seja importante pensarmos e discutirmos a religião.”

O evento contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalhos e minicursos. Os conferencistas convidados são os professores doutores William Paden (University of Vermont, USA) e Steven Engler (Mount Royal University, Canadá), cujas palestras terão tradução simultânea;; e Otávio Velho (UFRJ). “Willian e Steven são pesquisadores de importantes universidades internacionais, com muitos anos de estudo na área e que contribuirão muito com o evento”, ressalta Arnaldo Huff.

Inscrição

Toda a programação será desenvolvida nas dependências do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus. As inscrições ainda estão abertas para participantes ouvintes, com preços diferenciados: R$ 20 para a comunidade em geral e alunos da graduação e R$ 60 para alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores.

Para conferir a programação completa e efetuar a inscrição clique aqui

Outras informações: (32) 2102-3116/ 3102 (Coordenação de Especialização em Ciência da Religião)

www.simposios.abhr.nom.br