Em visita à UFJF, Lula defende investimentos na educação para desenvolvimento do país

Placa descerrada pelo presidente em visita ao campus da UFJF

“Somente a educação vai tornar este país soberano, dono do seu próprio nariz”, defendeu o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Ovacionado pelo público que compareceu à nova Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o presidente confessou que o fato de não ter estudado em uma universidade tornou esse desejo quase uma obsessão de seu governo. Ao som do Afro Lata, grupo de Juiz de Fora,  mantido através do projeto do Governo Federal, o Segundo Tempo, o presidente visitou as novas instalações do campus da UFJF. Confira aqui o vídeo com a cobertura do evento.

Segundo Lula, mais de três milhões de metros quadrados de obras foram construídos nas universidades do país. “O único presidente que não tem universidade  foi o que mais construiu universidades e escolas técnicas no Brasil. Este país costumava a usar a palavra ´gasto` para falar de educação, quando, na verdade, deveria usar a palavra investimento.” Para o presidente, o Brasil não pode ser conhecido apenas como exportador de commodities, mas sim de produtos com conhecimento e inteligência agregados. O que só é possível com cada vez mais investimentos em educação.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o governo dobrou o número de vagas de ingresso nas universidades federais e que, “se, a cada oito anos, tivéssemos dobrado as vagas, hoje não teríamos nenhum jovem fora do ensino superior.” O ministro revelou que o orçamento destinado para a educação em 2011 será de R$ 70 bilhões. Só para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) são investidos R$ 300 milhões por ano, que garantem auxílio à moradia e à alimentação para os estudantes.

Na concha acústica da nova praça cívica, Lula disse estar feliz em ver a UFJF comemorar seus 50 anos com investimentos e conquistas

Haddad defendeu, ainda, a criação do consórcio entre as universidades do interior de Minas Gerais. A ideia, de acordo com o ministro, é que as instituições ganhem mais visibilidade, inclusive internacional, na produção científica. A proposta prevê a união das universidades federais de Alfenas, Ouro Preto, Lavras, Itajubá, Viçosa, São João Del-Rei, além da UFJF, num plano de desenvolvimento institucional único, mas que preserva as características individuais de cada uma.

Em seu discurso, o reitor Henrique Duque reconheceu a colaboração do Governo Federal para a ampliação e democratização do acesso às universidades públicas, além dos investimentos gerados, principalmente, pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Falou, também, das 22 modalidades de bolsas estudantis oferecidas pela UFJF a 4.250 alunos e da proposta de ampliação da assistência através da construção de moradia estudantil, do apoio médico e odontológico à comunidade acadêmica e das creches para atender as estudantes mães. Ainda segundo o reitor, com os recursos do governo, a construção do novo Hospital Universitário “será a realização de um sonho.”

Para reitor Henrique Duque, Universidade cresce a cada dia mais, sem perder o foco em seu lema de "espalhar luz"

Fabíola Paulino da Silva, representante dos alunos, parabenizou o governo pela mudança no acesso às universidades através das ações afirmativas, “que garantem que jovens como eu estejam na universidade, pensando, discutindo.” A aluna defendeu os interesses da União Nacional dos Estudantes (UNE) que propõe a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a educação.

Participaram também da cerimônia os ministros da secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins; da secretaria-geral da Presidência da República, Luiz Dulci; e da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; os reitores das Universidades Federais de Lavras, Antônio Nazareno Guimarães Mendes; e de Viçosa, Luiz Cláudio Costa; e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos.

Veja o que já foi publicado sobre a visita do presidente Lula à UFJF

Show da banda Radiola abre evento com presença do presidente Lula

Veja as primeiras imagens da visita do presidente Lula à UFJF

Quatro ministros acompanharão Lula em visita à UFJF; confira cronograma