Professor da UFJF fala sobre qualidade do leite em congresso da Embrapa

aa

Paulo Henrique é professor do Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados da UFJF

Convidado para discutir a qualidade do leite para as indústrias, o professor do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Henrique Fonseca da Silva participará do “8º Congresso Internacional do Leite”, evento da Embrapa que está sendo realizado em Juiz de Fora. A palestra “Reais indicadores de qualidade do leite para a indústria”, que faz parte da programação do 2º Workshop de Qualidade do Leite, acontece nesta quinta-feira, dia 15, às 8h30, no Expominas.

Segundo Paulo Henrique, a palestra traz à discussão a relação direta entre as características do leite recebido pelos laticínios com a qualidade, o rendimento industrial, a durabilidade e a aceitação pelo consumidor dos produtos lácteos. Ele explica que existem indicadores físico-químicos e microbiológicos que são um dos meios de definir a característica do leite para processamentos específicos, como na fabricação de queijos, leite em pó e leite UHT (longa-vida). “Em acréscimo, o crescente entendimento do papel dos lácteos na alimentação humana e na promoção da saúde aumenta o interesse dos produtores rurais e dos laticínios na qualidade do leite.” Desta forma, ele define como objetivo da palestra “as relações diretas entre indicadores de qualidade do leite e características desejáveis dos produtos lácteos processados”.

Paulo Henrique destaca, ainda, pontos que revelam a importância de sua participação no evento para a Instituição que representa: “Reforçar a parceria com instituições importantes do agronegócio do leite; comprovar a competência da Universidade instalada no setor lácteo, inclusive com o mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados da UFJF, em que sou professor; e também a relevância de se apresentar o leite e seus derivados para a saúde humana”.

O professor Paulo Henrique é graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFJF, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Atualmente, além de fazer parte do corpo docente da UFJF, é membro do Comitê Científico Consultor do International Life Sciences Institute Brasil.

Outras informações: (32) 3311-7474/ 7476 (Embrapa Gado de Leite)