UFJF usará o Enem como primeira etapa do Vestibular 2011

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) substituirá a primeira fase do Vestibular 2011 pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Setorial de Graduação, realizada na última quarta-feira, dia 23, no Anfiteatro da Reitoria, no campus.

Foram apresentadas quatro propostas. A primeira sugeria a continuação no modelo adotado no edital do vestibular do ano passado, mas não obteve voto. A segunda propunha a adoção do Enem como único processo para avaliação dos estudantes, também sem voto. A terceira proposta e mais votada, com 28 votos, foi a que definiu a substituição da primeira etapa do vestibular pelo Enem. A quarta e última sugestão era a criação de um percentual de vagas para o Enem a exemplo do que é feito em outras universidades. Esta proposta obteve cinco votos.

Trinta e cinco conselheiros estavam na reunião e puderam votar, tendo sido registradas duas abstenções. No edital 2009/2010 do Vestibular da UFJF, a instituição utilizou o Enem como critério de avaliação para a primeira fase, porém, valia a maior nota do candidato.

O pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Magrone, ressalta que o conselho chegou à conclusão de que não valia a pena continuar usando o sistema utilizado no último vestibular, pois os dados da última avaliação demonstraram que o Enem foi um sucesso: “Eu acredito que este modelo vai beneficiar em todos os sentidos. Nós vamos ter uma primeira fase muito melhor com uma prova incomparavelmente superior”. Ele acredita que uma das vantagens do Enem está no fato de o estudante ter a necessidade de saber usar a informação devido ao modelo de prova, diferente do vestibular tradicional em que o aluno apenas aplica a informação apreendida.

Magroni explica que não haverá alterações no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O novo modelo também não interfere na política de cotas da Universidade. A data definida pela Copese para a realização da segunda etapa do vestibular UFJF 2011 permanece nos dias 20 e 21 de dezembro quando o candidato realizará provas com questões abertas relacionadas as áreas específicas de acordo com a escolha do curso.

Eduardo Magrone: "Eu acredito que este modelo vai beneficiar em todos os sentidos. Nós vamos ter uma primeira fase muito melhor com uma prova incomparavelmente superior”

Inscrição

As inscrições para o Enem já estão abertas e vão até 9 de julho. As provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro sendo, portanto, indispensável para os candidatos interessados em ingressar na UFJF. O resultado está previsto para o dia 6 de janeiro. A nota passa a ser eliminatória para a segunda etapa do vestibular da UFJF 2011.

A votação para a adesão ao Enem pelas universidades acontece anualmente de acordo com orientação do Ministério da Educação (MEC). Magrone explicou que a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) continuará avaliando as alternativas para aplicação do processo seletivo da Instituição. “Não queremos ficar com essas múltiplas alternativas.” Ainda sim, ele acredita na escolha feita pela Universidade: “Tenho certeza que escolhemos a melhor opção”.

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)

Samantha Marinho – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação