CAEd conclui correção de provas de avaliação da educação

18-10-2007  O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está trabalhando na correção de aproximadamente 400 mil provas aplicadas a alunos dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Minas Gerais. A correção das provas faz parte do Programa de Avaliação da Educação (Proalfa), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que objetiva, através do desempenho dos alunos, determinar o seu nível de leitura e escrita. As provas, aplicadas em alunos de mais de 8.600 escolas, foram elaboradas pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e estão sendo corrigidas por alunos da UFJF contratados pelo CAEd.

Os malotes das provas, compostas por questões abertas e fe chadas, ao chegar no local de correção, são registrados e, em seguida, distribuídos às mesas para a correção. Cada prova é corrigida três vezes, sendo que cada uma das correções é realizada num turno de trabalho (manhã, tarde e noite).  "Este tipo de correção dá maior credibilidade à correção de cada prova, cooperando decisivamente para uma maior qualidade do resultado final", avalia o coordenador geral do atual processo de correção, Jhonny Hara,

O CAEd conta com uma completa estrutura e equipamentos necessários para a realização de processos de avaliação educacional em larga escala: várias estações de trabalho; servidores com grande capacidade de processamento; uma rede de transmissão de dados de alta velocidade; três scanners de produção utilizados no processo de captura de dados de formulários e provas; quatro leitoras ópticas com capacidade de leitura de 60 cartões de marcas por minuto, utilizadas em processos de avaliação através de questões de múltipla escolha. Segundo Jhonny, a infra-estrutura do CAEd, somada ao bom desempenho da equipe envolvida no processo, possibilitará a entrega do resultado final amanhã, sexta-feira.

A avaliação do Proalfa apresenta o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental por rede, município, escola, turma e aluno, apontando para as escolas o nível de alfabetização de cada um; para, se for o caso, estabelecer uma intervenção na aprendizagem de forma pontual.

Outras informações: 4009-2000

www.caed.ufjf.br