UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Campanhas

Você está em: Inicial > Campanhas

Não desperdice alimentosalimentação saudável macarrão

Moramos no país que é o quarto produtor mundial de alimentos e produz 25 % a mais do que precisa para alimentar sua população. Mesmo assim milhares de brasileiros vão para a cama com fome todos os dias.

Desperdiçamos 39 mil toneladas de alimentos por dia, o que seria suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros com as três refeições básicas. Essa realidade coloca o Brasil entre os líderes de um ranking nada favorável, um dos campeões mundiais de desperdício. Uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda aproximada de 2 bilhões de reais por ano, o suficiente para alimentar 500 mil famílias.

Se uma família deixar de desperdiçar 20% dos alimentos e investir esse valor, terá acumulado ao longo da vida mais de 800 mil reais. Além do desperdício do alimento em si, vamos agregar também o número de todas as suas embalagens, toda a água e energia usadas e o CO2 emitido na sua produção e transporte. Tudo isso são também jogados fora, gerando inúmeros impactos negativos para a sociedade, a economia e o meio ambiente.

Enquanto você desperdiça alimentos, crianças morrem de fome. Você pode até achar que os problemas do planeta não te afetam, mas basta olhar para o lado e ver os efeitos do egoísmo global: fome, poluição, miséria… Se a paisagem que você vê pela sua janela são rios cheios de entulho, ruas sujas e gente em situação de calamidade, isso é porque as pessoas a sua volta pensam igual a você. Tenha atitudes sustentáveis, seja consciente. A Terra agradece, e se não fizer por ela, faça por você. 

 

Fontes:

gelatina e frutas

 bons modos no ru

 

 

Restaurante Universitário