UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Diretrizes para Autores

Você está em: Submissões > Diretrizes para Autores

A publicação dos trabalhos está condicionada a aprovação com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é blinded-review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado aos autores. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma declaração do(s) autor(es), autorizando sua publicação na Revista e, se aprovados, serão disponibilizados eletronicamente no site da Revista www.periodicos.ufjf.br/ridema.

  1. Os originais devem conter entre 30000 e 40000 caracteres (com espaço) para artigos, entre 15000 e 20000 caracteres (com espaço) para relatos e entre 6000 e 10000 caracteres (com espaço) para resenhas e entrevistas. Essa contagem deve incluir as referências bibliográficas e obedecer às seguintes configurações: fonte – Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm. Todas as ilustrações, figuras e tabelas devem ser colocadas e numeradas dentro do texto, nos locais apropriados, ao invés de no final. Notas de rodapé devem ser usadas somente quando indispensável e devem ficar ao longo do documento;
  2. A normalização deve obedecer a seguinte sequência: Título do artigo, em português e inglês, obrigatoriamente, em letra tamanho 14; nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 3 autores), suas credenciais e local de atividade e endereço eletrônico. No caso de artigos, ao menos um dos autores deve possuir título de doutor;
  3. Resumos de 100 a 300 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 2 idiomas: português e inglês, devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;
  4. Cinco palavras-chave em português e inglês, com iniciais maiúsculas e separadas por vírgula.
  5. As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2002), por exemplo:

Para livros: SOBRENOME, prenome (abreviado) / título (negrito, sem itálico): subtítulo. Local: Editora, ano.

Para periódicos: SOBRENOME, prenome (abreviado) / Título. Nome do periódico (negrito, sem itálico), local, v., n., página inicial, página final (ex.: p.2-17), ano.

Para artigos em meio eletrônico (CD-ROM, online etc.): SOBRENOME, prenome / Título (idem). Local, (volume, número etc), ano. Meio (disquete, CD-ROM, endereço disponível na rede, data de acesso etc).

Citações: as transcrições com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de de 4cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10 e sem aspas.

Autocitações ou demais informações que identifiquem a autoria do manuscrito devem ser evitadas. Este tipo de informação pode ser acrescentada na versão para publicação.

Importante:

1) At[e que a plataforma seja ativada, os artigos devem ser enviados para o email revista.ridema@ufjf.edu.br

2) A revista RIDEMA não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos.

3) A revista RIDEMA não recebe, simultaneamente, dois artigos de um mesmo autor e se reserva o direito de não publicar trabalhos de um mesmo autor ou coautor em intervalos menores de três edições.