UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN Online 1982-0836 - ISSN Impressa 1415-2525

Volume 19 – nº 1 – 2015

Você está em: Edições Anteriores > Volume 19 – nº 1 – 2015

capa19n1

Volume 19 – nº 1 – 2015

 

Páginas Iniciais

Sumário

Summary

APRESENTAÇÃO

Daniella AguiarPrisca AgustoniSilvina Carrizo

 

 

LITERATURA E INTERMIDIALIDADE: PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

 

Quarenta Clics em Curitiba: Os haicais intermidiáticos de Leminski e Pires

Ana Luiza FernandesAna Paula Vitório João Queiroz

 

Pinturas descritas: referências intermidiático-picturais na estética fin-de-siècle de Jean Lorrain

André Soares Vieira

 

Howl’ s Moving Castle – do verbal ao imagético – Tradução entre diferentes materialidades: um olhar discursivo

Verônica Braga BirelloRoselene de Fátima Coito

 

Literatura e Fotografia: inter-relações poéticas em Nadja, de André Breton

Juliana Estanislau de Ataíde MantovaniSidney Barbosa

 

Elegia e musicalidade em Os mortos, de Ivan Junqueira

Alamir Aquino Corrêa

 

A palavra imagética e a imagem verbal: A relação polissêmica entre ilustração e texto na obra A chuva pasmada de Mia Couto

Júlia Parreira Zuza Andrade

 

Narrar a vida prosaica em Histórias com Matisse de A. S. Byatt

Erika Viviane Costa Vieira

 

A vocação transcendente do artista: Intermedialidade em Murilo Mendes, Ismael Nery e Adalgisa Nery

Maria Laura Müller da Fonseca e Silva

 

DIÁLOGOS INTERARTES

 

Intermidialidade e teoria clássica do cinema

Alfredo Suppia

 

Videodança e a produção/difusão de conhecimento em arte

Joana WildhagenMariana Baruco Machado Andraus

 

Da página para a tela: um breve panorama histórico sobre o debate teórico entre quadrinhos e cinema

Camila Augusta Pires de FigueiredoThais Flores Nogueira Diniz

 

Intermidialidade em Pina

Karina Santos KlippelGabriela Borges

 

O corpo em cena: A emergência do sujeito em enunciados tridimensionais

Luana Alvez LutermanAgostinho Potenciano de Souza

 

 

INTERMIDIALIDADE, TECNOLOGIA E CULTURA DE MASSA

 

De Cursives a la hoja de Caetano: La traducción como mecanismo de producción de sentido

Amparo Rocha Alonso

 

Mallarmé e IBM. Los inicios de la poesía digital en Brasil y Argentina

Claudia Kozak

 

American McGee e odes-a-fiar de Alice: livrando-se histórias

Guilherme A. S. Póvoa; Verônica Lucy Coutinho Lage

 

 Intermidialidade e narrativas transmídia: Por que só assistir, quando você pode participar?

Bárbara EmanuelCamila Souza RodriguesMarcos Martins

 

“Microcrítica” literária: otweetcomo gênero de crítica textual

Vinícius Carvalho Pereira

 

Avatares – Da sua natureza mítica aos processos de avatarização orientados por procedimentos interativos, discursivos e literários: Diálogos

Wagner Santos Araujo

 

O sujeito na mídia: escritas de si literárias e fílmicas

Julia Scamparini

 

Histórias em quadrinhos como narrativas hipertextuais: duas propostas de leitura

Rogério de Souza Sérgio FerreiraMaiara Alvim de Almeida

 

Arte, edição e poder na revista Life

Osvaldo Rodrigues de Souza FilhoFernando Guillermo Vázquez Ramos

 

 

ENTREVISTA

 

Debates sobre tudo e nada ou “justaposição indefinida”: sintomas do desespero das ciências humanas? /

Entrevista com Hans Ulrich Gumbrecht

Fernanda Pires Alvarenga FernandesLigia Gonçalves Diniz

 

 

RESENHA

 

Das bobagens gráficas à novela gráfica, dois extremos que se encontram num requadro

Bernard Martoni Mansur Corrêa da Costa

 

Normas de Publicação

 

Revista Ipotesi