ISSN Online 1982-0836 - ISSN Impressa 1415-2525

NOVO PRAZO – Revista Ipotesi – Chamada Revista Ipotesi – Volume 20, n. 2, jul./dez. 2016

Data: 20 de abril de 2016

homeHeaderTitleImage_pt_BR

Chamada Revista Ipotesi – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora

Organizadoras desse volume: Véronique Bonnet (Université Paris 13, Sorbonne Paris Cité), Françoise Simonet-Tenant (Université de Rouen) e Jovita Maria Gerheim Noronha (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Prazo para entrega das contribuições: 31 de maio de 2016

Título: Laços familiares na literatura de 1950 à 2015

Este número 20 v. 2 da Revista IPOTESI do PPG-Letras: Estudos Literários da UFJF, espera receber contribuições acadêmicas originais em português e francês que tenha como foco as relações familiares na literatura (1950-2015), tanto em narrativas autobiográficas quanto em narrativas ficcionais. Várias perspectivas poderão ser abordadas: algumas diretamente centradas no núcleo familiar sobre as relações que o sujeito estabelece com os pais, os antepassados e a fratria, sobre as questões de filiação, as rivalidades no seio da fratria ou os conflitos entre gerações; outras poderão articular a questão da família e a da memória: construção e desconstrução de uma memória familiar ligada à memória coletiva, problemas de transmissão — ou de não transmissão — e de herança. A abordagem privilegiada será a pluri e interdisciplinar que mobilize a sociologia, a psicanálise e a história das mentalidades, por exemplo.

Os artigos deverão ser apresentados de acordo com as normas de publicação da revista, que também abriga retrospectivas, testemunhos, entrevistas e resenhas sobre o tema. Para maiores informações e normas de estilo: http://www.ufjf.br/revistaipotesi/normas-de-publicacao/.

Assistente responsável: Sávio Damato Mendes

Email preferencial para envio: revistaipotesi20n2@gmail.com

Email da Revista Ipotesi: revista.ipotesi@ufjf.edu.br

homeHeaderTitleImage_pt_BR

Appel à contribution pour la Revista Ipotesi – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora

Sous la direction de Francoise Simonet-Tenant, Véronique Bonnet et Jovita Maria Gerheim Noronha

Date limite pour l´envoi des articles: le 31 mai 2016

Titre: Liens de famille dans la littérature de 1950 à 2015

Ce numéro 20 v.2 de la Revista Ipotesi du PPG-Letras: Estudos Literários da UFJF accueillera des contributions originales en portugais et français portant sur les relations familiales dans la littérature (1950-2015) aussi bien dans les récits autobiographiques que dans les récits de fiction. Plusieurs perspectives pourront être envisagées: certaines directement centrées sur le noyau familial pourraient envisager la relation que le sujet noue avec ses parents et aïeux et avec sa fratrie, les questions de filiation, les rivalités au sein de la fratrie ou les conflits entre générations; d’autres pourraient articuler la question de la famille et celle de la mémoire: construction et déconstruction d’une mémoire familiale en lien avec la mémoire collective, problèmes de transmission – ou de non transmission – et d’héritage. Nous privilégierons une approche pluridisciplinaire et interdisciplinaire se nourrissant des apports de la sociologie, de la psychanalyse et de l’histoire des mentalités, par exemple.

Les articles devront respecter les normes de publication de la revue qui accueille aussi des rétrospectives, des témoignages, des entretiens et des comptes-rendus sur le thème traité. Ces normes sont disponibles, avec tous les autres renseignements, à cette adresse: http://www.ufjf.br/revistaipotesi/normas-de-publicacao/.

Assistante Responsable: Sávio Damato Mendes

Adresses mail pour l´envoi des articles: revistaipotesi20n2@gmail.com et revista.ipotesi@ufjf.edu.br

Revista Ipotesi