UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Normas de Publicação

Você está em: Normas de Publicação

A Revista GATILHO, organizada e dirigida por mestrandos e doutorandos em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora, aceita para publicação artigos, resenhas e ensaios, inéditos em sua especialidade. A revista publica textos escritos por alunos de graduação e pós-graduação da UFJF e de outras instituições em Letras e áreas afins envolvidas em pesquisa acadêmica.
Seguem-se as normas para publicação na revista:
Importante: Informamos que não serão considerados para a avaliação os trabalhos que não estejam dentro das normas determinadas abaixo.
Normas específicas para a publicação de artigos e ensaios:
Devem ser enviados dois arquivos:
O primeiro deve conter:
Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.
O nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, fonte Times New Roman, corpo 10 – escrever em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Abaixo do nome do autor, alinhado à esquerda, informar a instituição de origem e um email válido para contato.

Exemplo:

      Título do artigo.

Nome do autor

Universidade à qual se filia

email do autor

O segundo arquivo deve conter de 6 a 15 páginas e ser estruturado da seguinte maneira:

1. Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.
2. Resumo: três linhas abaixo do nome do autor, escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguido de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 05 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

3. Palavras-chave: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo, na mesma língua do texto. Colocar o termo “PALAVRAS-CHAVE” em caixa alta. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto e vírgula.

Os artigos DEVERÃO conter Abstract e Key-words

1.Abstract: três linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 05 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o abstract.

2. Key-Words: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do abstract. Colocar o termo “KEY-WORDS” em caixa alta. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada “key-word” deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto e vírgula.

3. As divisões do texto, excetuando-se Introdução, Conclusão e Bibliografia, deverão ser numeradas em algarismos arábicos (Ex.: 1. Aporte Teórico).

ATENÇÃO: NO ARQUIVO QUE CONTÉM O TEXTO NÃO DEVE HAVER IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA. ELE SERÁ SUBMETIDO ANONIMAMENTE A AVALIAÇÃO POR PARECERISTA.

Normas específicas para a publicação de resenhas:
As resenhas deverão conter entre 02 a 05 páginas, com a seguinte estrutura:

1. Título e subtítulo (= artigo)

2. Autor (= artigo)

3. A referência bibliográfica do material resenhado deverá ser apresentada antes do texto da resenha, três linhas abaixo do nome do autor.

4. O corpo do texto deverá ser iniciado três linhas abaixo da referência bibliográfica do material resenhado.

5. Os demais textos citados na resenha deverão aparecer em referência completa ao final da mesma e devem atender aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

6. Os materiais resenhados deverão ter sido publicados, no máximo, há cinco anos.
Referências Bibliográficas:
Deverão aparecer completas no final dos trabalhos, em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da ABNT (Associação de Normas Técnicas), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:

a) As citações do livro deverão conter: Autor(es), título grifado; número da edição (a partir da 2ª); local de publicação; editora; data.

b) As citações de artigos de livros deverão conter: Autor(es) do artigo; título do artigo; título do livro grifado; organizador(es) da coletânea; número da edição (a partir da 2ª); local de publicação; periodicidade da revista.

c) As citações de artigos de revistas deverão conter: Autor(es) do artigo; Título do Artigo; Título da revista grifado; Local de publicação; nº do volume, nº do fascículo; nº de páginas iniciais e finais do artigo citado; local; mês e ano de publicação; periodicidade da revista.

Normas para o envio dos arquivos:
Os trabalhos deverão ser escritos em língua portuguesa e enviados por e-mail para revistagatilho@gmail.com. Quando solicitado, os autores deverão imprimir e assinar a autorização de publicação, escaneá-la e enviar para o e-mail revistagatilho@gmail.com.  A submissão de material para publicação deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo estipulado e divulgado pela revista, para cada número.
Configurações de página:

Margens:

 Superior: 3 cm

 Inferior: 2 cm

 Esquerda: 3 cm

 Direita: 2 cm
Fonte:

 Times New Roman, corpo 12

 Notas: corpo 10, espaço simples

 Espaço entre linhas: 1,5

Exemplos de referências

Artigo de periódico:

ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

Livros e folhetos:

HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3.ed. London: Academic Press, 1988.
Capítulos de livros:

KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.

Monografias, dissertações e teses:

ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) – Instituto de Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 1998.

PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999.
BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1995.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:
CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais… Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.
Citação de citação:

MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.

Documentos eletrônicos:

BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em: Acesso em: 6 abr. 2001.
CD-ROM:
A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

Revista Gatilho