Ano III :: Volume 6 :: Setembro 2007

Você está em: Volumes publicados > Ano III :: Volume 6 :: Setembro 2007

Editorial

Nesta edição da Revista Gatilho, apresentamos quatro artigos cujos temas variam desde a Lingüística relacionada ao ensino de língua até os mais recentes estudos de Lingüística Cognitiva, além de trabalhos da Análise da Conversa e da Sociolingüística Variacionista. Dentro da última perspectiva, mostramos o estudo da doutoranda do PPG em Lingüística da UFJF, Fernanda Cunha Sousa, intitulado “A variação de usos entre pretérito imperfeito e futuro do pretérito do indicativo na expressão da hipótese”. No âmbito da Análise da Conversa, apresentamos a pesquisa das alunas de Iniciação Científica do Curso de Letras (UFJF) Cristiane Dias, Débora Marques, Patrícia Miranda e Priscila Júlio Guedes, com a orientação do Prof. Dr. Paulo Cortes Gago (UFJF), intitulado “Algumas funções das perguntas do mediador nas audiências do PROCON”. Na área de Lingüística e Ensino, publicamos o artigo de mestrandas do PPG em Lingüística da UFJF: “O gênero propaganda na escola: uma análise de aulas de leitura”, por Lívia Pereira e Ana Gabriela da Costa. Por último, apresentamos o texto do mestrando do PPG em Lingüística da UFJF, Cristiano de Almeida, norteado pelos estudos da Lingüística Cognitiva: “Linguagem, Cognição e Perspectivas”.

A Comissão Editorial.

Artigos

A variação de usos entre pretérito imperfeito e futuro do pretérito do indicativo na expressão da hipótese – Fernanda Cunha Sousa (UFJF)

Linguagem, cognição e perspectivas – Christiano P. de Almeida (UFJF)