Ano I :: Volume 1 :: Março 2005

Você está em: Volumes publicados > Ano I :: Volume 1 :: Março 2005

Editorial

A Revista Gatilho empenha-se em promover a integração de alunos de graduação e pós-graduação, visando a um intercâmbio de conhecimentos e experiências. É com este intuito que a Revista, outrora impressa, ora se tornou virtual: a fim de que sua divulgação seja facilitada a um maior número de leitores.

Como uma mira armada pronta a atirar, a Revista GATILHO aponta especialmente, neste primeiro número, para dois contos que se destacam pela qualidade da narrativa e que foram reconhecidos com premiação; e três artigos que, julga, apresentam relevância no cenário contemporâneo.

“O processo de escrever é feito de erros – a maioria essenciais – de coragem e preguiça, desespero e esperança, de vegetativa atenção, de sentimento constante (não pensamento) que não conduz a nada, não conduz a nada, e de repente aquilo que se pensou que era ‘nada’ era o próprio assustador contato com a tessitura de viver – e esse instante de reconhecimento, esse mergulhar anônimo na tessitura anônima, esse instante de reconhecimento (igual a uma revelação) precisa ser recebido com a maior inocência, com a inocência de que se é feito. O processo de escrever é difícil? mas é como chamar de difícil o modo extremamente caprichoso e natural como uma flor é feita.”

Clarice Lispector

“Para não esquecer”

Contos

Pedro e Nava O conto “Pedro e Nava” foi escrito por conta das comemorações em torno do centenário de nascimento do escritor Pedro Nava e teve como uma de suas fontes de inspiração a exposição Nava, a memória do tempo, exposta em 2003 no Centro de Estudos Murilo Mendes. “Pedro e Nava” participou do Concurso Acadêmico-Literário “Juiz de Fora e Pedro Nava”, promovido pelo Curso de Letras do CES/JF, em sua IX Semana de Letras, obtendo o 1º lugar na modalidade prosa.

Darlan Lula é graduado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou seu primeiro livro Pontos, fendas e arestas em 2002 e é autor do romance Viera Tarde (no prelo), publicação que tem recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, co-editado com a Nankin Editorial.

O Quindim –   “O Quindim” conquistou o 1 lugar no concurso de contos promovido pelo jornal cultural “O Redondo”. A banca julgadora foi formada pelas professoras e críticas literárias Marisa Timponi e Leila Barbosa.

Odirlei Costa é jornalista e mestrando em Teoria da Literatura pela UFJF. Escreve contos, poesias e mais alguns outros devaneios. E não recusa o supra-sumo dos prazeres do paladar (incluindo o próprio quindim).

Outras edições

Revista Gatilho