UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

  • ISSN-01043293

Questões Conteporâneas de Currículo março 2003/ fev 2004

Currículo e Hibridismo: para politizar o currículo como cultura

Elizabeth macedo

 

A história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil Através de manuais didáticos
(1870 – 1950)

Eurize Caldas Pessanha

Maria Emília Borges Daniel

Maria Adélia Manegazzo

 

Trajetória da disciplina Didática Geral em uma escola de formação de professores em nível médio: hibridismo de discursos

Josefina Carmen Diaz de Mello

Alice Casimiro Lopes

 

Análise de livros didáticos em ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização

Marcia Serra Ferreira

Sandra Escovedo Selles

 

Tapete de grãos de areia ou as práticas escolares como percursos-ruínas do currículo em ciências acontecendo

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

 

Considerações sobre integração no currículo: o encontro como noção para sondagem de meios curriculares

André Pietch

 

Livro Didático: um programa da política educacional do MEC

Paulo Roberto Oliveira Dias

 

Imagens e Interpretação

Alice Casimiro Lopes

 

A produção da cultura escolar em Minas Gerais: práticas de professoras/es e aluna/os da escola primária

Irlen Antônio Gonçalves

 

As finalidades da leitura na sala de aula: uma revisão necessária

Carmen Lúcia Eiterer

 

“Vamos brincar de índio?”: práticas e representações sobre a temática indígena na escola

Carina Martins Costa

A organização em ciclos na política educacional em Minas Gerais: um desafio à comunidade

Carmen Inez de Oliveira

 

“De como aracne tece no cotidiano: a construção do conhecimento sobre gêneros discursivos na prática de professores do ensino fundamental

Raquel Bertolini do Nascimento

 

Fator fundamental: o docente e a qualidade do ensino público

Antonio Fernando de Castro Alves Beraldo

 

(re) Descobrindo a (s) Infância (s)

Sandrelena da Silva Monteiro

 

Professores da educação infantil: concepções de aprendizagem

Michele Guedes Bredel de Castro

 

Abrindo porteiras, construindo diálogos – compreendendo realidades

Ana Cláudia Peters Salgado

 

O direito à educação de jovens e adultos em municípios mineiros: entre proclamações e realizações

Geruza Cristina Meirelles Volpe

 

pesquisa escolar na WWW: desafios e possibilidades na formação do professor

Patrícia Vale da Cunha

 

Novas Qualificações para o trabalho: análise das ações de recursos humanos em uma empresa em processo de reestruturação funcional

Anderson Cordova Pena

 

Práticas discursivas no fórum Virtual de discussões do Projeto Veredas: uma alternativa de aprendizagem

Bruno Sola da Silva Ramos

 

Convergências e divergências do ensino da geometria em escolas públicas

Leonardo José da Silva

 

A construção interdisciplinar da educação ambiental: um estudo de caso de saberes docentes em uma escola pública municipal de Juiz de Fora, MG

Angélica Cosenza Rodrigues



Revista Educação em Foco – UFJF