Volume 9 – N° 2 – jul. – dez. 2007

Você está em: Edições Anteriores > Volume 9 - N° 2 - jul. - dez. 2007 > Volume 9 - N° 2 - jul. - dez. 2007

Visitações eclesiásticas em mariana – século XVIII

Isis Menezes de Rodrigues

Resumo: O ponto central deste trabalho diz respeito a uma questão ainda pouco estudada pelos historiadores do Brasil Colonial. Acreditamos que a Igreja Católica tomou para si o papel de executora de uma política de controle das questões de âmbito familiar. Além do desejo de firmar-se institucionalmente numa terra ainda pouco explorada, ela precisava educar socialmente a população nascente. Desde modo, tal estudo pretende o entendimento deste papel disciplinador proposto pela Igreja. A localidade de Mariana durante parte do século XVIII será abordada neste trabalho como lugar mais visado pelas visitações episcopais. Tais visitas funcionaram como um dos meios de controle encontrados para se disseminar a fé católica. Quando analisamos as devassas, o que mais encontramos são processos que atacam as relações ilícitas entre homens e mulheres, como por exemplo, o concubinato.Percebemos em nossas fontes que as mulheres negras alforriadas são as mais processadas durante as visitações. Este estudo pretende portanto, entender tal projeto religioso a partir de uma pesquisa baseada na micro história, uma vez que reduzindo nossa escala de análise, (quando estudamos a localidade de Mariana), buscamos captar questões mais gerais.

Palavras-chave: Visitações Episcopais, Devassas, Concubinatos.

Abstract: The central point of this work is a subject that is still little studied by historians of the colonial Brazil. We believe that the Catholic Church took for itself the executor role of one politics of control on familiar field questions. Beyond the desire to firm itself institutionally in a land little explored, it needed to educate socially the rising population.This article aimed the agreement of the discipliner role that the Catholic Church was proposed. In this work, the Episcopal profligates have been chosen as basic source, because we believe that the visitations realized in the state of Minas Gerais ( especially in the city of Mariana ) have worked as one of the main ways of control found to spread the Catholic faith. When we analyzed the profligates, we mainly found processes that attack the illicit relations between men and women, such as the concubinage. A probable explanation is that the Church tried to spread the sacraments, considered prerequisite for a good Christian behavior. The marriage was constantly defended as a basic condition for the formation of a pattern religious family and nurture spot for the creation of descent children. In this work, we intended to show how the procedure was realized when visiting a locality. Such information was obtained through the reading of the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia. Saying that the profligates haven’t had the waited success is acceptable up to certain point, even though we can’t affirm that they have been kind in its actions.

Keywords: Episcopal Visitations, Profligates, Concubinage.

RODRIGUES, Isis Menezes de. Visitações eclesiásticas em mariana – século XVIII. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 9, número 2, jul-dez, 2007.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB