Volume 9 – N° 2 – jul. – dez. 2007

Você está em: Edições Anteriores > Volume 9 - N° 2 - jul. - dez. 2007 > Volume 9 - N° 2 - jul. - dez. 2007

“E o mais tudo vá numa nuvem de poeira: notas sobre um movimento separatista na América portuguesa

Jorge Victor de Araújo Souza

Resumo: Na segunda metade do século XVII, um movimento separatista sacudiu os alicerces da Congregação beneditina portuguesa. O direito de elegerem abades e demais cargos eclesiásticos eram as principais exigências dos monges envolvidos. Para além da esfera institucional, essa comunicação demonstrará como os principais personagens estavam posicionados e como teceram estratégias para alcançar seu intuito. Em nossa pesquisa procuramos recuperar as sociabilidades dos monges, suas ligações institucionais e, principalmente, suas parentelas.

Palavras-chave: Congregação Beneditina Portuguesa, Movimento Separatista, Século XVII.

Abstract: In the second half of XVIIth Century, a separatist movement shook the foundations of the Portuguese benedictine congregation. The involved ones demanded the right to choose abbots and others ecclesiastical positions. Analyzing beyond the institutional sphere, this communication will demonstrate as the main personages were located and as they had weaved strategies to reach their intention. In our research we look for to recoup the sociability of the monks, its institutional linkings and, mainly, their kindreds.

Keywords: Portuguese Benedictine Congregation, Separatist Movement, XVIIth Century.

SOUZA, Jorge Victor de Araújo. “E O MAIS TUDO VÁ NUMA NUVEM DE POEIRA”: notas sobre um movimento separatista na América portuguesa. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 9, número 2, jul-dez, 2007.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB