Volume 9 – N° 1 – jan. – jul. 2007

Você está em: Edições Anteriores > Volume 9 - N° 1 - jan. - jul. 2007 > Volume 9 - N° 1 - jan. - jul. 2007

Alexandre de Sá Avelar

Resumo: O presente trabalho pretende abordar a constituição de um projeto de modernização desenvolvimentista no interior do Exército durante o Estado Novo. O núcleo central deste projeto residia na idéia de que as Forças Armadas deveriam se tornar prioritariamente uma instituição a serviço do desenvolvimento industrial, subordinando a este objetivo os ditames da defesa nacional. Os militares que defendiam esta posição se agruparam numa organização denominada Círculo de Técnicos Militares, que se tornou o locus principal de divulgação de suas idéias. O ideário defendido pelo Círculo confunde-se com o pensamento e a trajetória do seu mais expressivo intelectual, o Major Edmundo de Macedo Soares.

Palavras-chave: Edmundo de Macedo Soares; Círculo de Técnicos Militares; desenvolvimentismo.

Abstract: This research intends to approach the constitution of a development modernization project inside the Army during “Estado Novo” period. This project central nucleus was the idea that the Military Forces should become primly an institution in service of industrial development, subordinating the national defense rules to that objective. The militaries who defended that position formed a group in an organization called “Círculo de Técnicos Militares” (Military Technicians Circle), which became the main locus for the divulgation of their ideas. The ideas defended by the Circle were mixed with the thoughts and the trajectory made by its most expressive intellectual, the Major Edmundo de Macedo Soares.

Keywords: Edmundo de Macedo Soares; Círculo de Técnicos Militares; industrial modernization.

AVELAR, Alexandre de Sá. A formação de um pensamento técnico-industrial no exército durante o Primeiro Governo Vargas: o círculo de técnicos militares. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 9, número 1, jan-jun, 2007

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB