Volume 9 – N° 1 – jan. – jul. 2007

Você está em: Edições Anteriores > Volume 9 - N° 1 - jan. - jul. 2007 > Volume 9 - N° 1 - jan. - jul. 2007

Revisitando o problema da história em Oliveira Vianna

Maro Lara Martins

Resumo: Neste texto, sublinhamos na obra de Oliveira Vianna as relações efetuadas entre a concepção de história, de política e sociedade, cunhados como pressupostos para a organização do Estado. Os textos escolhidos para a nossa interpretação sobre o pensamento de Vianna referem-se aos textos publicados em torno dos anos vinte, como Populações Meridionais do Brasil (1920), Pequenos estudos de psicologia social (1921), O idealismo na evolução política do Império e da República (1922), Evolução do povo brasileiro (1923), O Ocaso do Império (1925), O idealismo na Constituição (1927) e Problemas de Política Objetiva (1930).

Palavras-chave: Pensamento Brasileiro – Historia das Idéias – Brasil República.

Abstract: This paper, argue the relationship between history, politics and society, contends in Oliveira Vianna’s argument, as precondition to Estate organization. The texts analyzed in my interpretation about Vianna´s ideas was published at twenties in Brazil, like Populações Meridionais do Brasil (1920), Pequenos estudos de psicologia social (1921), O idealismo na evolução política do Império e da República (1922), Evolução do povo brasileiro (1923), O Ocaso do Império (1925), O idealismo na Constituição (1927) e Problemas de Política Objetiva (1930).

Keywords: Brazilian thougth – History of Ideas – Brazil Republic.

MARTINS, Maro Lara. Revisitando o problema da história em Oliveira Vianna. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 9, número 1, jan-jun, 2007.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB