Volume 6 – N° 2 – jul. – dez. 2004

Você está em: Edições Anteriores > Volume 6 - N° 2 - jul. - dez. 2004 > Volume 6 – N° 2 – jul. – dez. 2004

A Crise do Portugal dos Felipes e a restauração no Reino e no ultramar

Edval de Souza Barros

Resumo: Este artigo trata da crise política que culminou no fim do Portugal “agregado” à Monarquia Hispânica do ponto de vista das relações entre os agentes políticos e dos problemas que legou ao novo regime após 164, tanto no Reino, quanto no Ultramar. Ele faz parte de um trabalho mais amplo sobre o papel e o lugar do Conselho Ultramarino na arquitetura dos poderes do “Portugal bragancista” entre 1643 e 1661 e nas relações deste com as Conquistas Ultramarinas.

Palavras-chave: 1. História de Portugal; 2. Monarquia Hispânica; 3. Conselho Ultramarino; 4. Política.

Abstract: This article deals with the political crisis that led up to the end of the Spanish rule over Portugal in 1640. It focuses on the different political actors as well as on issues faced by the newly established regime in Portugal and in the overseas colonial territories in the aftermath of Spanish rule. It is part of a broader ongoing study on the political and institutional role of the Conselho Ultramarino (overseas board) in Portugal and in the overseas colonial territories between 1643 and 1661.

Key words: 1. Portugal history; 2. Spanish monarchy; 3. Conselho Ultramarino; 4. Politics.

BARROS, Edval de Souza. A Crise do Portugal dos Felipes e a restauração no Reino e no ultramar. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 6, número 2, jul-dez, 2004.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB