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ISSN 1519-5759

Volume 3 – N° 2 – jul. – dez. 1999

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O poder em foco: imagens reservadas de homens públicos, Uma reflexão sobre fotografia e representação social na coleção Pereira Passos

Ana Maria Mauad

 

Resumo: O artigo analisa, através de um conjunto de cem fotos, pertencentes à Coleção Pereira Passos, do Museu da República, tendo como eixo fundamental o entrelaçamento das esferas privada e pública, a construção simbólica do poder político republicano. A imagem do prefeito e sua família, da privacidade doméstica, dos cachorrinhos de estimação, misturada às imagens da reforma urbana, do centro da cidade remodelado e dos espaços de distinção, entre outros personagens, espaços e objetos, conformam da cultura política da classe no poder. Um poder que estende a sua hegemonia, através da criação de códigos de comportamento e de representação social, que servem de guia para seus pares e de medida para o restante da população. Quais os elementos que estruturam as representações sociais de comportamento elaboradas pelo poder? Quais os canais competentes para a transmissão de conteúdos politicamente compreensíveis? Como tais mensagens são recebidas pelo conjunto da população, especialmente pelas diferentes frações de classe que competem pelo controle dos aparelhos de Estado e, consequentemente, pelo exercício do poder simbólico? São as questões que estruturam a análise apresentada, segundo uma abordagem histórico semiótica da fotografia.

Palavra-chave: Fotografia; Homens públicos; Museu da República? Coleção Pereira Passos; Pereira Passos; Primeira República; Representações sociais;.

 

Abstract: The article focuses on the relationship between public and private spheres, on the process of building the symbolic power in Brazil’s First Republic. The author examines this question analyzing a series of a hundred photos from the Passos Collection, of Museu da Republica, Rio de Janeiro. The Mayor’s image and his family, the domestic privacy, even the pets, are included with the images of the urbanization and modernization of the city, and places of class distinction, with other characters, spaces and objects, framed by the political culture of the dominant class. The analysis of these series of images shows how that class has extended its hegemony, through controlling behavior and social representation codes. A catalog of images that serves as a guide to the dominant group and a model to the rest of the population. Which are the elements that structures the social representation created by the power? Which channels are used to transmit contents that are politically meaningful? How are these messages received by the different social groups? These are the questions that structures this analysis, developed through a historical semiotical approach to the photographs.

 

MAUAD, Ana Maria. O poder em foco: imagens reservadas de homens públicos, Uma reflexão sobre fotografia e representação social na coleção Pereira Passos. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 3, número 2, jul-dez, 1999.

 

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