Volume 2 – N° 2 – jul. – dez. 1998

Você está em: Edições Anteriores > Volume 2 - N° 2 - jul. - dez. 1998 > Volume 2 – N° 2 – jul. – dez. 1998

Ensino público em Município cafeeiro: Leopoldina 1896-1914

Natânia Aparecida da Silva Nogueira

Resumo: O presente artigo busca traçar o perfil do ensino público em um dos municípios cafeeiros mais ricos da Zona da Mata, durante os primeiros anos da República Velha. Coloca-se às claras a situação das escolas, de seus alunos e professores, através de relatos extraídos de periódicos locais. Nele é discutida também a oposição entre campo e cidade e o papel do ensino para as comunidades de baixa renda.

Palavras-chave: Leopoldina (MG): ensino público (1896-1914).

Abstract: This article searchs for showing the profile of the public teaching in one of the richest coffee-tree producing cities of Zona da Mata during the first years of the old Republic. Clears the situation of the scools and its students and teachers, through reports taken from locals periodics. It also discusses the oposition between the countryside and the city and the function of teaching to the low-rent communities.

NOGUEIRA, Natânia Aparecida da Silva. Ensino público em Município cafeeiro: Leopoldina 1896-1914. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 2, número 2, jul-dez, 1998.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB