Volume 10 – N° 1 e 2 – jan. – dez. 2008

Você está em: Edições Anteriores > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008 > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008

Francisco Carlos Cosentino

Resumo: Esse trabalho pretende analisar a trajetória dos governadores gerais do Estado do Brasil na segunda metade do século XVII destacando dois aspectos em particular: a sua inserção nos órgãos de governação da monarquia portuguesa, particularmente no Conselho de Estado e no Conselho de Guerra e a posição elevada ocupada por esses servidores na organização militar portuguesa. Assim sendo, pretendemos caracterizar e analisar o perfil desses fidalgos enviados a essa parte da América portuguesa e ressaltar sua importância social e inserção na corte e na monarquia portuguesa constatando com isso, a crescente importância que foi adquirindo o Estado do Brasil e o Atlântico Sul no império português.

Palavras-chave: trajetória social, governadores gerais, conselhos, hierarquia militar.

Abstract: This work intends to analyze the trajectory of the general governors of the State of Brazil emphasizing two aspects. Firstly, his insertion in the organs of government of the Portuguese monarchy. Secondly, the elevated position occupied by these servants in the military Portuguese organization. Furthermore, intends to emphasize his social importance and insertion in the court and in the Portuguese monarchy, showing the growing importance of the State of Brazil in the Portuguese empire.

Keywords: social trajectory, Governor-general, organs of government

COSENTINO, Francisco Carlos. Trajetória social e influência política dos governadores gerais do estado do Brasil (1640-1702). Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 10, número 1 e 2, jan-dez, 2008.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB