Volume 10 – N° 1 e 2 – jan. – dez. 2008

Você está em: Edições Anteriores > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008 > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008

Daiana Lucas Vieira

Resumo: Um relevante número de trabalhos demográficos já foi publicado, porém poucos deles se referem a comunidades indígenas, principalmente em Minas Gerais. Instigados por esta lacuna pretendemos explorar um pouco mais a história da Freguesia do Mártir São Manuel dos Sertões do Rio Pomba e Peixe dos índios Croatos e Cropós. A partir dos registros de batismos e das obras que dizem respeito à região analisaremos a formação da freguesia. Com tal finalidade serão analisados 1124 registros de batismo, em um recorte temporal de 33 anos, 1767 a 1800.

Palavras-chave: Indígenas; Registros de batismo; Minas Gerais; Rio Pomba

Abstract: A considerable number of demographic works has been published; however, few of them refer to indigenous communities, mainly in Minas Gerais state. Incited by this gap, we intend to exploit some more of the History of the Croatos and the Cropós indigenous from Freguesia do Mártir de São Manuel do Rio Pomba e Peixe. Starting with the analysis of baptism registries and pieces of work which mentions this region, we intend to research it. With such finality, 1124 baptism registriers will be analyzed, within a time period of 33 years, between 1767 and 1800.

Keywords: indigenous, baptism registries, Minas Gerais state

VIEIRA, Daiana Lucas. A formação das “áreas proibidas”: a Freguesia do Mártir São Manuel dos Sertões do Rio da Pomba e Peixe dos índios Croatos e Cropós (1767-1800). Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 10, número 1 e 2, jan-dez, 2008.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB