Volume 10 – N° 1 e 2 – jan. – dez. 2008

Você está em: Edições Anteriores > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008 > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008

Lívia Nascimento Monteiro

Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar o perfil dos oficiais que serviram da câmara de São João del Rei entre 1730 a 1760. Para tanto, pesquisamos suas ocupações em outros cargos públicos, a presença numa importante lista dos moradores mais ricos da capitania de Minas Gerais, a aquisição de sesmarias e de patentes militares. Percebemos que estas escolhas dos oficiais visavam a obtenção de honras e privilégios e as relações de parentesco encontradas entre tais eram verdadeiras estratégias para o domínio da governança local.

Palavras-chave: “homens bons”, câmara de São João del Rei, século XVIII

Abstract: This article has the objective of presenting the officials’ profile that served as the camera of São João del Rei among 1730 to 1760. We researched your occupations in other public positions, the presence in an important list of the richest residents of the capitania of Minas Gerais, the sesmarias acquisition and of military patents. We noticed that these choices of the officials wanted the obtaining of honors and privileges and the family relationships were true strategies for the domain of the governança local.

Keywords: “homens bons”, camera of São João del Rei, century XVIII

MONTEIRO, Lívia Nascimento. Em busca de honra, distinção e privilégios: os “homens bons” na câmara de São Soão del Rei – século XVIII. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 10, número 1 e 2, jan-dez, 2008.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB