Volume 10 – N° 1 e 2 – jan. – dez. 2008

Você está em: Edições Anteriores > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008 > Volume 10 - N° 1 e 2 - jan. - dez. 2008

Tiago Luís Gil e Bruna Sirtori

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de posse escrava na localidade de Vacaria, nos chamados Campos de Cima da Serra entre 1770 e 1810, especialmente as relações de compadrio estabelecidas pelos cativos na pia batismal. Procuramos entender os elementos que interferiam na escolha dos compadres, tais como as relações pretéritas entre os cativos, as expectativas futuras, a relação senhor – escravo e, o que destacamos neste texto, a geografia. Nossa hipótese aponta que a limitação espacial dos agentes contribuía para a intensificação dos relacionamentos cotidianos, e que esta situação se manifestava na escolha dos padrinhos. Sem querer entrar em determinismos geográficos, procuramos compreender o peso particular desta limitação nas escolhas dos agentes sociais, ressaltando temas como vizinhança e amizade, além de aspectos demográficos.

Palavras-chave: escravidão, família, espaço

Abstract: The aim of this paper is to analyze the structure of slave ownership in the town of Vacaria, the so-called Campos de Cima da Serra, between 1770 and 1810. Specifically, We will examine fictive kin relations among slaves. We seek to understand the factors shaping the choice of godparents e.g. previous interactions, expecatation of future interaction, relationship master-slave, and geographic factors. Our hypothesis indicates that the limited geographical space of the region contributed to the intensification of everyday relationships and this was reflected on the choice of godparents. Without going into geographical determinism, we suggest a significant weight of geographical factors limiting the choices for the creation of fictive kin; thus, we emphasize the importance of neighborhood, friendship, and demographic factors.

Keywords: slavery, family, espace

Gil, Tiago Luís & SIRTORI, Bruna. Bom dia, padrinho: espaço e parentesco na formação de redes entre cativos nos campos de Vacaria, 1778-1810. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 10, número 1 e 2, jan-dez, 2008.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB