Volume 1 – N° 2 – jul. – dez. 1997

Você está em: Edições Anteriores > Volume 1 - N° 2 - jul. - dez. 1997 > Volume 1 – N° 2 – jul. – dez. 1997

Notas sobre a sociologia macro-histórica

Ignacio Godinho Delgado

Resumo: O artigo apresenta algumas obras ligadas à Sociologia Histórica e discorre sobre os problemas metodológicos levantados por autores desta vertente sociológica e por seus críticos. Na conclusão esboça uma ligeira tentativa de resposta aos desafios que o individualismo metodológico apresenta para as análises da Sociologia Histórica.

Palavras-chave: Sociologia Histórica, Metodologia.

Abstract: This article show ussome works related to the Historical Sociology and discusses about some methodological problems arisen by authors from this sociological school as well as its critics. Its conclusion broachs an attempt to answer some challenges which are shown by methodological individualism to be analized by Historical Sociology.

DELGADO, Ignacio Godinho. Notas sobre a sociologia macro-histórica. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 1, número 2, jul-dez, 1997.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB