Volume 1 – N° 1 – maio – jun. 1997

Você está em: Edições Anteriores > Volume 1 - N° 1 - maio - jun. 1997 > Volume 1 – N° 1 – maio – jun. 1997

Victor Andrade de Mello

Resumo: Na historiografia brasileira ainda não são usuais os estudos que se dedicam a discutir profunda e especificamente as peculiaridades do Esporte e da Educação Física (EF). Mais ainda, aparentemente esses dois objetos não tem sido considerados como relevantes para a compreensão de nossa sociedade; ao contrário de outros países, onde já ocupam significativo espaço nos meios acadêmicos. No Brasil, ainda (ou já) estamos dando os primeiros passos no sentido de tornar mais estruturado um grupo de pesquisadores interessados nos estudos históricos ligados à EF e ao Esporte. Este artigo objetiva apresentar um panorama desta estruturação, procurando apresentar: a) uma breve abordagem da história da História da EF e do Esporte no Brasil; b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento.

Palavras-chaves: História do Esporte; História da Educação Física.

Abstract: Brazilian historiography is not yet used to studies dedicated to in-depth and specific discussion of the peculiarities of sports and physical education (PE). Moreover, apparently these two subjects have not been considered relevant for the understanding of our society; as opposed to other countries, where they already ocupy a significant space in academical circles. In Brazil, we are still (or already) taking the first steps to structure a group of reserchers interested in historical studies related to physical education and sports. The aim of this article is to present a panoramic view of this structuring, trying to show: a) a brief approach to the history of physical education and sport in Brasil; b) how the structuring of these studies has been presented in national and international context nowdays; c) problems we are having in this developmment.

MELLO, Victor Andrade de. História da Educação Física e do Esporte no Brasil – Panorama, perspectivas e problemas. Revista Eletrônica de História do Brasil. Juiz de Fora, volume 1, número 1, maio-jun, 1997.

Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB