UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisadores

Você está em: Pesquisadores

Convergência, Intersemiose e Literacia na mídia e nas artes

 

Gabriela Borges Martins Caravela

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157127991275816

 Professora adjunta na Faculdade de Comunicação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). 

 

 

Soraya Ferreira 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3142292285628321

Formou-se como Comunicadora Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985).Atuou na área como jornalista em diferentes meios, assessora de imprensa em diferentes órgãos em juiz de Fora/MG e em São Paulo/SP .Fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP, sob orientação do Profo.Dro.Arlindo Machado(1992).Fez doutorado também na PUCSP sob a orientação da Profa.Dra.Livre Docente Lúcia Santaella(1997), ambos do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Atuou como professora de pós-graduação lato e strito-sensu da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde formou vários mestres, muitos deles atuando hoje, em importantes órgãos de comunicação do país. Foi professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa,UFV, fez parte do Conselho de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas,Letras e Artes. Hoje é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e Chefe do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade De Comunicação – FACOM da UFJF.

 

 

Letícia Torres Americano

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2504467740136560

Professora assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, planejamento de campanha, fotografia, comunicação organizacional e jornalismo. Atualmente é coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo – diurno, da UFJF.

Atualmente é professora adjunta 4 da Universidade Federal de Juiz De Fora.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Estudos de Propaganda.

 

Bolsistas/Alunos

Daiana Sigiliano
Guilherme Freire Montijo
Henrique Perissinotto
Leandro Fialho
Licia Fajardo
Liliane Oliveira
Luma Perobeli
Sabrina Chinelato

 

Ex-bolsistas/Ex-alunos:

Alexandre Alvarenga
Amanda Barbosa da Silva
Ana Fernandes
Carlos Gonçalves
Danilo Terra
Felipe Carvalho
Hugo Queiroz
Hyrlla Thomé
Karol Discaciati
Larissa Garcia
Verônica Bernardino
Vitor Resende

 

Comunicação, estética e ambientes comunicacionais colaborativos



Francisco José Paoliello Pimenta

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2368585419362246

Francisco possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987 e 1993), com parte da pesquisa de doutorado financiada pelo CNPq na Tisch School of the Arts da New York University (1991).

Foi jornalista dos Diários Associados, Revista Manchete, Agência Estado, Jornal da Tarde e tradutor. Atualmente é Professor Associado I da Faculdade de Comunicação da UFJF, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade.

Tem produção na área de Semiótica desde 1987, com especialização no realismo de Charles Sanders Peirce, e, ultimamente, tem se dedicado ao debate sobre epistemologia da Comunicação.

 

 

Potiguara Mendes da Silveira Jr. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9347187045034977

Professor associado da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem / UNL) (2006); doutorado (1992) e mestrado (1983) em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ); graduação em comunicação pela Universidade Estácio de Sá (1976). Formação em psicanálise (Colégio Freudiano / NovaMente / RJ) (1975-). Estudo e ensino sobre: teoria da comunicação, cultura, estética, tecnologia e psicanálise. Atualmente, pesquisa sobre “Comunicação, Estética e Psicanálise”. Co-editor de “Lumina: Revista do PPGCOM/UFJF” e de Questões Transversais: Revista de Epistemologia da Comunicação . Integrou o projeto “Crítica Epistemológica: análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação (CAPES / PROCAD / 2008-2012: Unisinos, UFJF e UFG). Participa de dois grupos de pesquisa (CNPq): co-líder do “ETC – Estudos Transitivos do Contemporâneo” e membro do “Redes sociais, ambientes imersivos e linguagem”.

 

 

Aluizio Ramos Trinta

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761247H8

Possui mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor titular associado Classe/Nível III da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação e no mestrado. Foco no seguinte tema: fenomenologia.

 

 

Nilson Assunção Alvarenga

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador colaborador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, imagem, cinema digital, vanguardas e cinema brasileiro.

 

Aristides Ledesma Alonso

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786977H2

Graduação em Letras (Português e Literaturas Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Pós-Doutorado (Comunicação) pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), diretor da NovaMente, professor titular das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) e coordenador do projeto Tecnologias da Mente (TecMen). Tem experiência na área da Comunicação e Letras, atuando principalmente na interface entre Comunicação, Psicanálise, Arte e Tecnologia.

 

Bolsistas/Alunos

Camille Balestieri
Franciane Tavares de Moraes
Lívia Cristina de Souza Machado
Lucas Tavares Lopes S. Lima
Luciana Rodrigues
Marcelo Henrique Marques de Souza
Pablo Abreu
Thaise Amorim
Thiago de Almeida Menini

 

Ex-bolsistas/Ex-alunos

Danielle de Macedo Leite
Diego Pereira Rezende
Francisco Maia
João Vallo

 

Grupo de Pesquisa Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens