UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Linhas de Pesquisa

 

Discutir as novas linguagens e formas de expressão que surgem a partir da reconfiguração dos processos comunicacionais, fenômeno associado diretamente à convergência tecnológica, suas linguagens e interfaces midiáticas.

Esta linha visa assim entender de maneira orgânica como a linguagem é forjada pelos meios, e como seus signos, que cada vez mais se hibridizam ao se reconfigurarem nos novos suportes, criam novas camadas de produção de sentidos.

Nesse sentido, busca-se compreender as relações e redes presentes e atuantes nas interfaces desses processos comunicacionais-artísticos, proporcionadas não só no momento do consumo e ou interação, mas também nas formas e formatos que emergem a partir da circulação dos variados produtos e práticas que surgem nos ambientes imersivos e na convergência de outros meios com o ciberespaço.

 

A linha de pesquisa Comunicação, estética e ambientes comunicacionais colaborativos pesquisa ambientes imersivos como suporte para a formação de redes sociais e demais desenvolvimentos atuais das tecnologias da informação. Ênfase nas perspectivas de investigação que incluem as teorias do conhecimento aplicadas ao campo comunicacional, com o estudo do impacto dos processos sígnicos sobre a criatividade, a configuração dos meios a partir da arte e das instâncias do sensível, e as consequentes mudanças, incluindo suas (re)configurações mentais.

 

Veja também: Convergência, Intersemiose e Literacia nas mídias e nas artes, Comunicação, estética e ambientes comunicacionais colaborativos.

Grupo de Pesquisa Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens