Você está em: Atividades > Eventos

Fotografia Instrumental

Objetivo:
Capacitar os participantes a utilizarem câmeras fotográficas digitais para produzirem imagens com qualidade. Ampliar os conhecimentos sobre composição e enquadramento, bem como a manipulação de equipamentos semiprofissionais e profissionais utilizando boa parte das suas potencialidades tecnológicas.

Conteúdo a ser ministrado:
– Noções básicas de composição e enquadramento;
– Estudo das fontes de iluminação e suas aplicações na fotografia;
– Conhecimento técnico do equipamento fotográfico;
– Aula prática de campo;
– Análise e comentário dos resultados obtidos.

Período: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2015

Horário: 9:00 – 12:00 horas

Carga horária total: 9 horas

Instrutor: Jesualdo de Almeida Castro

Coordenadora: Gabriela Borges Martins Caravela

As inscrições serão realizadas mediante o preenchimento do formulário abaixo:

Mídias e Artes Digitais na Contemporaneidade

Objetivo:
Analisar métodos de trabalho que contemplam a convergência, sobretudo, o diálago entre a mídia, as artes e as tecnologias.

Conteúdo a ser ministrado:
Partindo da Teoria da Complexidade, proposta pelo químico Ilya Prigogine, pretende-se convocar outros pensadores que se dispuseram a compreender a riqueza do diálogo estabelecido entre as Artes e as Ciências sem reduzi-lo a uma questão de hierarquização ou de genealogias. Durante muito tempo a Ciência tentou encontrar o mundo perfeito, quantificável. Talvez agora tente, finalmente, compreendê-lo. Um caminho possível pode ser voltar ao princípio: à procura de um conhecimento holístico onde ciência, filosofia e artes partilham o mesmo plano, como discursos fundacionais de igual valor. Pretende-se assim confrontar o universo das mídias e das artes digitais, por compreender a necessidade de construir um diálogo profícuo e constante que não exclui as diferenças, os erros, os ruídos e que, acima de tudo, não tenta, inutilmente, organizar o caos. Mas procura, sabiamente, negociar com ele.

Sobre a palestrante:
Mirian Nogueira Tavares é professora associada da Universidade do Algarve, Portugal. Com formação acadêmica nas Ciências da Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais, tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica, em domínios relacionados com o Cinema, a Literatura e outras Artes, bem como nas áreas de estética fílmica e artística.

Programação:

24 de fevereiro
10h às 12h – Apresentação de trabalhos do Ciac.(Centro de Investigação em Artes e Comunicação).

26 e 27 de fevereiro:
9h às 12h – Minicurso

Local: Sala 10 – Faculdade de Comunicação da UFJF

Carga horária total: 8 horas
(A inscrição é gratuita e emitirá certificado para quem cumprir a cargo horária).

Palestrante: Prof.Dr. Mirian Nogueira Tavares

Coordenadora: Gabriela Borges Martins Caravela

As inscrições serão realizadas mediante o preenchimento do formulário abaixo:

Simpósio Internacional de Literacia Midiática

banner

I Simpósio Internacional de Literacia Midiática esteve integrado em uma série de eventos que o PPGCOM/FACOM promoveu no início do segundo semestre de 2014, entre eles as II Jornadas Internas do PPGCOM, que ocorrem nos dias 8 a 12 de setembro de 2014 na Facom.

O Simpósio teve como objetivo promover o debate sobre a literacia midiática, que está muito em voga no contexto internacional, mas que ainda se encontra em fase embrionária no Brasil. Pretendeu dar início ao projeto Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, coordenado pela UFJF e que tem como parceiros as universidades UNB, UFSC, UEPG, UFF e UFTM e a Universidade de Huelva, na Espanha. Além disso, buscou fomentar as atividades da rede de pesquisa ALFAMED, que agrega pesquisadores da área da alfabetização midiática composta pelos seguintes países: Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina e Chile. É importante ressaltar que estas atividades estão integradas no projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual, financiado pela Fapemig, que prevê a formação de uma rede interdisciplinar de pesquisa.

Site: https://simposioliteraciamidiatica.wordpress.com/

Colóquio Mediar: Comunicação e Gênero

O evento Colóquio Mediar: Comunicação e Gênero tem por finalidade discutir os conteúdos midiáticos na atualidade convidando três profissionais de cada uma das respectivas áreas da comunicação: jornalismo, publicidade e audiovisual para um grupo focal.

Serão três dias de debate, um para cada grupo focal. O evento é realizado pelo projeto científico Competências Midiáticas Audiovisuais: o caso de Juiz de Fora.

– See more at: http://observatoriodoaudiovisual.com.br/category/eventos/#sthash.DiDXgs78.dpuf

Grupo de Pesquisa Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens