♦ 10 anos ♦

Você está em: Eventos > ♦ 10 anos ♦

No ano de 2001, troca-se a diretoria do Ramo e Ronan assume a presidência.
Um evento importante realizado na época foi o I Seminário de Eficiência Energética, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2001, em comemoração do aniversário de 10 anos do Ramo – UFJF. Houve grande colaboração do Prof. Danilo Pinto atuando como coordenador técnico, ajuda da Faculdade de Engenharia, apoio da Seção Minas e parceria com algumas empresas. Uma atração foi a presença do então presidente do IEEE na América Latina, Hugh Rudnick, que ministrou uma palestra muito importante sobre a Crise Energética na Califórnia. Foi um grande sucesso porque estávamos vivendo, talvez, um dos momentos mais delicados no setor elétrico não só no Brasil, mas no mundo todo. Falar em Eficiência Energética naquela época, com o sistema em risco de colapso, despertava a atenção de todo o mundo. Houve também palestras, minicursos e mesas redondas nos assuntos panorama / crise energética brasileira, energia solar, uso racional de energia elétrica em prédios públicos, racionamento, conservação de energia e tecnologia de geração de termelétrica.
Em novembro de 2001, Erick participou de uma premiação do IEEE na América Latina, chamado “Regional Student Paper Contest”, em que obteve a terceira colocação geral. Recebeu o prêmio no RRR de São Paulo.
O 4º RRR, realizado em São Paulo, foi o mais importante acontecimento da época. Os dirigentes do Ramo foram premiados com a viagem pela Seção Minas, e lá, já com uma equipe de colaboradores bem maior e com a experiência que construíram, surgiu a ideia de trazer a reunião de ramos para o Brasil, já que no momento só existiam RNRs em outros países. Juiz de Fora se candidatou para ser sede e os Ramos brasileiros presentes aceitaram a proposta.