Capítulo de Potência e Energia

Você está em: Capítulos > Capítulo de Potência e Energia

Descrição

A proposta inicial — e que vem sendo mantida — em relação à gestão visa o desenvolvimento de projetos técnicos e sociais na área de potência e de energia. O principal objetivo é manter os bons resultados obtidos nas gestões anteriores, para desenvolver assim um conhecimento mais sólido nos membros do Capítulo nas áreas de geração e suas diversas fontes, distribuição e transmissão de energia elétrica. Além disso, o Capítulo de Potência e Energia intenta trazer um retorno à sociedade, sendo o impacto social um dos focos dos projetos desenvolvidos.

Objetivo

O objetivo principal do Capítulo é disseminar o conhecimento científico na área de potência e energia, desenvolvendo habilidades em: planejamento, desenvolvimento, construção, instalação, pesquisa e operação de equipamentos e sistemas, fazendo com que nossos membros adquiram conhecimento e exerçam atividades e projetos na área de Potência e Energia alinhados aos interesses da PES, buscando a longo prazo o avanço, a inovação e a educação na área.

1. Gerador Síncrono Didático: Criado em gestões anteriores, foi construído através de sucata com a finalidade de tornar mais didática a explicação sobre a geração de energia. Infelizmente, o gerador não pode ser utilizado na função real de um gerador de energia. Sua construção demandou uma série de estudos profundos sobre princípios de geração e um enorme comprometimento dos membros.
  2. Levitador Magnético: Construído no segundo período de 2017, é um dos projetos mais atrativos realizados pela equipe. Em funcionamento, é possível ver um anel metálico levitando em torno de uma barra. Sua construção exigiu estudos sobre eletromagnetismo.
  3. Projeto RES (Renewable Energy in Schools): O projeto foi implantado em maio de 2017 e faz parte de um projeto global da PES que visa divulgar as fontes renováveis de energia para estudantes do ensino básico e leigos na área. As principais apresentações ocorrem em escolas, onde também são abordados outros temas, como a carreira de engenharia e sustentabilidade, mas também são comuns as apresentações em feiras e stands. Desde a sua criação, o projeto RES é o mais conhecido por divulgar o Capítulo e diversas apresentações já foram realizadas. Ele conta com um kit formado por um aerogerador, uma placa solar e uma célula de água, capazes de representar a fonte eólica, solar e a eletrólise da água, respectivamente.

1. Smart City: O projeto visa a construção de uma maquete representando uma cidade inteligente, movida através de fontes renováveis de energia. Na construção da maquete, são estudadas a proporção ideal entre fontes renováveis x fontes não renováveis e as redes de distribuição da cidade. Atualmente, o projeto está em sua etapa de finalização. Quando concluído, pretende-se incluí-lo aos projetos com objetivo educacional.
  2. Projeto RES 2.0: A nova versão do Projeto RES pretende se adequar melhor ao tipo de apresentação. Atualmente, o trabalho está dividido entre uma apresentação de palestra/slides para o Ensino Médio (temas abordados: engenharia e mercado de trabalho, princípio de geração de energia, indução eletromagnética e situação das energias renováveis) e para o Ensino Fundamental II (temas abordados: o que é engenharia, conversão de energia, fontes renováveis e sustentabilidade). Além disso, ao final de palestras ou também em apresentações em stands, o foco do projeto é a exibição do “Kit RES”, já mencionado acima. O “RES 2.0″ já foi implantado, mas ainda passa por reformulação.
  3. Projeto REC (Renewable Energy in College): Também em fase de finalização, o projeto é coordenado pelo ex-presidente do Capítulo, Lucas Braga. O REC é uma extensão do RES para o nível de graduação. Nele, o principal tema abordado é a situação de energias renováveis nos cenários brasileiro e mundial. O objetivo do projeto é ser apresentado dentro da própria UFJF, nas aulas de Introdução à Engenharia Elétrica, em palestras, e também em outras faculdades.
  4. Desafio Biomassa: Realizado em parceria com o SIGHT-UFJF, o projeto tem como objetivo participar de um desafio proposto pela UFJF, o “Desafio Biomassa”, que visa proporcionar um destino útil aos resíduos do Campus. Posteriormente, através dos estudos realizados para o desafio, um biodigestor deve ser construído pelos membros do Capítulo.

Atual Presidente

Luisa Muglia Souza – luisa.muglia@engenharia.ufjf.br