Edital de Seleção de bolsista/voluntário graduando para Ação de Extensão

Você está em: Oportunidades > Editais de Seleção de Bolsistas > Edital de Seleção de bolsista/voluntário graduando para Ação de Extensão

PROJETO:

Química e tecnologia de doce de leite – do artesanal ao industrial

RESUMO:

Dentre os principais produtos lácteos concentrados, o doce de leite é um derivado que apresenta grande consumo no Brasil e em alguns países sul-americanos. A sua origem é incerta, devido à falta de registros históricos confiáveis, sendo disputada por países como Chile, Peru, Uruguai e Argentina. O que é possível afirmar é que o doce de leite teve suas origens em fabricações caseiras, tendo o desenvolvimento da indústria da sacarose a partir da cana-de-açúcar um papel fundamental no avanço para as produções industriais em larga escala. O sabor caseiro do doce de leite de Minas Gerais caiu no gosto de paladares estrangeiros. O Estado já é o maior exportador do produto, seguido por São Paulo e Santa Catarina, de acordo com dados de 2016 do Exportaminas, unidade de comércio exterior do governo. Hoje, a maioria dos empresários são pequenos fabricantes do Sul de Minas com uma história bastante semelhante: quase todos começaram produzindo o doce em tachos, nas cozinhas das fazendas, com o leite de seu próprio rebanho. Assim, considerando o fato que transformar o leite em doce de leite é uma forma de agregar valor no desenvolvimento econômico, nos meses de setembro e dezembro de 2018 e abril, julho, setembro e dezembro de 2019, o departamento de Química e a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, realizarão cursos práticos (oficinas) sobre a “Química e a tecnologia de doce leite – do artesanal ao industrial”. Os cursos possuem carga horária de 16 horas, sendo ministrados em 02 (dois) dias consecutivos na Fábrica Escola de Laticínios (FELCT) do Instituto de Laticínios Cândido Tostes nos horários de 8:00h – 12:00h e 13:30h – 17:30h. Todos os trabalhos serão conduzidos pelos professores Rodrigo Stephani (Dept. de Química) e Ítalo Perrone (Faculdade de Farmácia). Os cursos são destinados as pessoas (estudantes e profissionais) ligadas às áreas rurais, culinária, gastronomia, tecnologia, indústria e comércio de alimentos. Serão discutidas às diferentes formas de produção do doce leite, os equipamentos necessários, soluções de problemas, inovações de produtos e posicionamento de mercado. Mais informações sobre as inscrições poderão ser obtidas diretamente pelo e-mail fq2021@gmail.com.

CONTATOS:

Coordenador – Prof. Rodrigo Stephani (Departamento de Química) – rodrigo.stephani@ufjf.edu.br

Vice-coordenador – Prof. Ítalo Tuler Perrone (Faculdade de Farmácia) – italotulerperrone@gmail.com

Edital de seleção de bolsistas e voluntários graduandos – EXTENSÃO

Ficha de inscrição