ISSN 1982-1247

Exemplos de referências da APA (6 ed)

Você está em: Instruções aos autores > Exemplos de referências da APA (6 ed)

1. Artigo de revista científica:

Bosa, C. A. & Piccinini, C. A. (1996). Comportamentos interativos em crianças com temperamento fácil e difícil. Psicologia Reflexão e Crítica, 9, 337-352.

2. Artigo de revista científica paginada por fascículo:

Proceder de acordo com o indicado acima, e incluir o número do fascículo entre parênteses, sem sublinhar, após o número do volume.

3. Artigo disponível apenas em formato eletrônico:

Eletronic reference formats recommended by the American Psychological Association. (2000, October). Acesso em 23 de Outubro de 2000, em http://www.apa.org/journals /webref.html

Fredrickson, B. L. (2000, March 7). Cultivating positive emotions to optimize health and well-being. Prevention & Treatment, 3, Article 0001a. Acesso em 20 de Novembro de 2000, emhttp://journals.apa.org/prevention/volume3/pre0030001a.html

4. Livros:

Koller, S. H. (2004). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

5. Capítulo de livro:

Dell’Aglio, D. D., & Deretti, L. (2005). Estratégias de coping em situações de violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes. In C. S. Hutz (Ed.), Violência e risco na infância e adolescência: Pesquisa e intervenção (pp. 147-171). São Paulo: Casa do Psicólogo.

6. Obra antiga e reeditada em data muito posterior:

Bronfenbrenner, U. (1996).  A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1979).

Freud, S. (1961). The ego and the id. In J. Strachey (Ed. and Trans.), The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 19, pp.3-66). London: Hogarth Press. (Original work published 1923)

7. Autoria institucional:

American Psychiatric Association (1988). DSM-III-R, Diagnostic and statistical manual of mental disorder (3rd Rev. Ed.). Washington, DC: Author.

Nota: Em casos de referência a múltiplos estudos do(a) mesmo(a) autor(a), utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Revista Psicologia em Pesquisa

Endereço: Instituto de Ciências Humanas- ICH