ISSN 1982-1247

Exemplos de citações APA (6 ed.)

Você está em: Instruções aos autores > Exemplos de citações APA (6 ed.)

1. Citação direta no corpo do texto:

“Quanto maior for a clareza na formulação de um problema, mais adequadas poderão vir a ser as decisões subseqüentes em relação ao projeto.” (Luna, 2000, p. 40).

Segundo Ortiz (2006), “o senso comum não duvida de si mesmo, ele se impõe como um saber sólido” (p. 49).

– Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido;

– Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores só na primeira citação e nas seguintes cite o primeiro autor seguido de et al., ano.

– Artigo com seis ou mais autores: cite no texto apenas o sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a), seguido de “et al.” e ano. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

2. Citação indireta no corpo do texto:

Em estudo recente, Luna ressalta a proporção entre a clareza na formulação de um problema e a adequabilidade das decisões subseqüentes em relação a determinado projeto (2000, p.40).

Citações de obras antigas e reeditadas:

De fato, Skinner (1963/1975)  ou … na explicação do comportamento (Skinner, 1963/1975).

NotaCitações com menos de 40 palavrasdevem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 5 espaços da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada aos autores do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (…). A inserção de material, tais como comentários ou observações devem ser feitos entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Atenção: Expressões latinas como cf.e.g.i.e., quando necessárias, só devem ser usadas entre parênteses. Os termos apudop. citid., ibidem, entre outros, não devem ser usados, uma vez que não estão prescritos pelas normas da APA (2006).

Revista Psicologia em Pesquisa

Endereço: Instituto de Ciências Humanas- ICH