Fechar menu lateral

COSSBE alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE) alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

 

O câncer de mama é o principal problema de saúde pública no mundo, e no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a primeira causa de morte em mulheres, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras (INCA, 2021). A partir dos 40 anos, a ocorrência do câncer de mama tende a crescer progressivamente (INCA, 2019), e por isso é de grande importância que as mulheres façam o exame preventivo de mamografia.

De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendável que todas as mulheres com mais de 50 anos de idade façam a mamografia periodicamente, porém essa idade pode variar, por razões individuais ou médicas. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama, por exemplo, sugere-se que o exame seja feito anualmente a partir dos 35 anos de idade.

O mês de outubro ganha destaque pelo movimento do “Outubro Rosa”, que é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Hoje o “Outubro Rosa” é realizado em vários lugares do mundo, e no Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e foram instituídas por lei federal em 2018.

 

Em Juiz de Fora, diversas ações de prevenção vêm sendo realizadas. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh), houve a ampliação em 100% das vagas para marcação de consultas pré-natal e 160% nas consultas de ginecologia geral para as pacientes do Sistema Único de Saúde de Juiz de Fora e região. Há também diversas ações como mamografias, mutirão de DIU e cirurgias para pacientes que já aguardam procedimentos no HU, abordagens da temática juntamente com acadêmicos e residentes nas salas de espera, confecção de materiais educativos e decoração temática das três unidades (Dom Bosco, Santa Catarina e Caps).

 

Além das atividades realizadas no HU-UFJF/Ebserh, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) estendeu o horário de realização das mamografias durante a semana, de 17h para 19h, além da inclusão dos sábados.

 

Saiba mais em:

 

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/comunicacao/noticias/2021/hospital-universitario-amplia-vagas-para-atendimento-a-saude-da-mulher (abre em nova aba)

 

https://www.acispes.com.br/detalhe-da-materia/info/outubro-rosa-acispes-ilumina-predio-e-prepara-varias-acoes/16647 (abre em nova aba)

 

https://www.inca.gov.br/ (abre em nova aba)