UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

Você está em: Pesquisa > Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq, constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.
As informações contidas nessas bases dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica e tecnológica e aos padrões de interação com o setor produtivo.

 

CADASTRO DE NOVOS GRUPOS:

O pesquisador interessado em cadastrar um grupo de pesquisa deverá enviar um e-mail ao Dirigente de pesquisa da UFJF (pesquisa.propesq@ufjf.edu.br), informando o nome do grupo e solicitando seu cadastro como líder.

Os Líderes, depois de cadastrados pelos Dirigentes, passam a ter acesso ao site de Líderes de grupo, onde está disponível o formulário on line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso do líder é a senha Lattes (caso não a possua ou a tenha esquecido, acesse o link “Sua senha”, na página principal do site do CNPq).

Cumprida esta etapa de preenchimento, o líder enviará um novo e-mail para o endereço acima, desta vez solicitando a Certificação de seu grupo pela UFJF. Somente depois de certificado, o grupo passa fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa.

O prazo de validade de um grupo certificado é de 12 meses. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização passa para o status de grupo não-atualizado. O retorno de um grupo não-atualizado para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo Líder.
Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações, mas atenção: após qualquer atualização de dados, o Líder precisa enviar os dados novamente (botão “enviar ao CNPq” do formulário).

Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o endereço: http://lattes.cnpq.br/web/dgp