UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Centro de Pesquisas Sociais (CPS)

Você está em: Institucional > Centro de Pesquisas Sociais (CPS)

 Fundado em 1985, o Centro de Pesquisas Sociais – CPS – da Universidade Federal de Juiz de Fora é um órgão suplementar que se assenta sobre o tripé fundamental da Universidade brasileira: o desenvolvimento da pesquisa, o aprimoramento do ensino e o incremento da extensão, voltados exclusivamente para a área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Essa área do conhecimento corresponde tradicionalmente às especialidades: antropologia, ciência política, sociologia, educação, filosofia, teologia, psicologia, história, artes, música, letras, direito, administração, economia, arquitetura, planejamento urbano, demografia, geografia, comunicação, serviço social e turismo. Na UFJF, estes cursos são oferecidos pelas Faculdades de Comunicação, Economia, Administração e Ciências Contábeis, Letras, Direito, Educação, Serviço Social e Arquitetura e Urbanismo, e pelos institutos de Ciências Humanas (ICH) e Artes e Design (IAD).

Combinando especialização e interdisciplinaridade, o CPS fomenta um diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus pesquisadores, congregando núcleos, laboratórios e projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os pesquisadores e colaboradores do CPS recorrem a uma variedade de métodos de investigação, como estudos comparativos nacionais e internacionais, surveys, diagnósticos socioeconômicos, estudos de caso, etnografias, grupos focais, além de produzirem avaliações de políticas e programas sociais, e assessorias a governos municipais, estaduais e federal.

Os temas trabalhados, discutidos e analisados no CPS versam sobre cidadania, eleições, instituições políticas, participação, governança, movimentos sociais, conflitos socioambientais, políticas públicas de saúde e educação, ação afirmativa e desigualdade racial, mudanças demográficas, crescimento e mobilidade urbanas, pobreza e vulnerabilidade, mercado de trabalho, desenvolvimento, inovação tecnológica, direitos civis, sociais, reprodutivos e culturais, juventude, religião, história, filosofia, direito e moral.

Estimulando e desenvolvendo projetos em parceria com entidades públicas, do terceiro setor e com entidades privadas, o CPS, em seu caráter de vocação pública, tem como missão contribuir para a consolidação da democracia e a ampliação da cidadania na sociedade brasileira.

Outras informações: (32) 2102-3104 / 2102-3154 (Centro de Pesquisas Sociais).

Site do CPS;

pesquisa.cps@ufjf.edu.br;

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

LOGO FORMULÁRIOUniversidade Federal de Juiz de Fora

Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário

Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG